Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos

Caminho que somos

Nov 17Dez 22

Julio de Matos é o fotógrafo escolhido pelo MIRA FORUM para expôr o seu trabalho na primeira edição do MIP _ Mês da Imagem do Porto que decorre de 17 de novembro a 22 de dezembro em oito galerias e estruturas ligadas à fotografia e ao filme no Grande Porto.

O autor rejeitou a aparente facilidade em escolher e retomar trabalhos que constituem já uma obra marcante na história da fotografia portuguesa. Assim, propôs-se a si próprio o desafio de encetar a aventura de assumir um novo projeto como se de uma folha em branco se tratasse. Quis antes de mais surpreender-se a si próprio num processo que se foi concretizando a par e passo e que só dará por concluído (?) no próprio ato da inauguração.
“Caminho que somos” é o nome da exposição que se apresenta num registo audiovisual e fotografia impressa. A música da harpista Angélica Salvi integrará esta experiência que se inicia no sábado, dia 17, pelas 17:00, em Miraflor.

Alguns dados biográficos
Júlio de Matos participa no Industrial Design Workshop 74 com Gerald Gulotta do Pratt Institute de Brooklyn, NY, USA. Em 1976 licenciou-se em Arquitectura pela ESBAP/UP. Bolseiro Fulbright pelo ITT International Fellowship Scholarship Program, para estudos de pós-graduação MFA in Photography as a Fine Art, RIT – Rochester Institute of Technology, USA, 1979/81. 1980/81 Graduate Assistant em History of Aestetics of Photography. Fundou o Curso Superior de Fotografia na Cooperativa de Ensino Superior Artístico Árvore, Porto, 1982, e foi seu director e professor até 1986. 1986/2003 formador de fotografia no Citex. 2001/04 leccionou na Escola Superior Artística do Porto. Membro de diversos júris de fotografia. Comissariou exposições e instalações, nomeadamente: Retratos de Rua, FCD, Porto; Visões do Alqueva, c/ apoio CPF, Pavilhão Alqueva, Beja; Untitled, USA, 1980, c/ apoio RIT e Fernando Pernes. Expôs na Europa, Ásia, América do Norte e Sul. Presente em Colecções Nacionais e Internacionais. Diversas Publicações e Livros. Projectos recentes: Ta Prahom, A Memória do Mundo; Porta do Paraíso – Manikarnika Ghat; Fading Hutongs; Casas de Brasileiro; Flat Water; Y Deolinda Correa se murrio de sede; Journey to Santa Fe, Crónicas de Ronci”. Fotografa, escreve e ensina fotografia…
www.juliodematos.com


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191