Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Imagens flamencas

12 Jul, 201926 Jul, 2019

Após ter sido considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2010, o FLAMENCO afirma-se como uma arte universal que o público reivindica conhecer.
No intuito de responder a estas solicitações, ousamos organizar o I Encontro FLAMENCO VIVO no Porto num espaço tão forte e plural como o MIRA FORUM.
O nosso objetivo é dar a conhecer esta forma de ser e estar na vida nas suas dimensões histórica, artística e cultural. O diretor do mundialmente conhecido Centro de Danza Española y Flamenco AMOR DE DIOS de Madrid, Joaquin San Juan, aceitou o convite e o desafio de estar presente e participar numa tertúlia que integrará a dimensão didática deste Encontro sob o tema Una aproximación didática a la Historia del Arte Flamenco. Diana Thedim

PROGRAMA
12 jul, 21:30 Inauguração da exposição “Imagens flamencas” cartazes do Centro de Danza Española y Flamenco
AMOR DE DIOS Espetáculo flamenco com Diana Thedim (bailaora), Israel Paz (cantaor) e Jesule Losada (guitarrista flamenco)

13 jul, 18:00 Tertúlia “Una aproximación didática a la Historia del Arte Flamenco” por Joaquin San Juan (diretor do Centro de Danza Española y Flamenco Amor de Dios)
Três workshops de flamenco orientados por Diana Thedim

DIANA THEDIM (bailaora)
De nacionalidade portuguesa e espanhola, Diana Thedim possui uma larga e extensa carreira como bailarina, coreógrafa e diretora da sua companhia. É membro do World Music Institute de Nova Iorque e foi fundadora e diretora do Centro Arte Jondo em Madrid (2002). Das suas criações destacam-se “Al Rojo Vivo”(2008), “Duende” (2004), Iberos (1999) e “Llanto por Federico” (1998). Partilhou cartaz com Miguel Poveda, Ramón “el Portugués”, Carmen Linares, Niña Pastori, Sara Baras, Esma Redzepova, Taraf de Hai- douks e Gorán Bregovic entre outros artistas. Trabalha com músicos e cantores ao vivo e cria músicas originais para os espetáculos com Ara Malikian, José Luis Montón, Jesule Losa- da, David Cerreduela, José Luis Nobre da Costa ou Bernardo Parrilla. Dança com José Maya, Alfonso Losa, Nino de los Reyes, Isaac de los reyes, Pol Vaquero, Jesús Fernandez, Miguel Fernandez “El Yiyo” e Kelian Jimenez. Trabalha frequentemente com artistas plásticos como Charles Ma- linsky, Alex Mackenzie e Remmy J. Lopez.

JESULE LOSADA (Guitarrista flamenco)
Natural de Madrid, filho de Antonio Losada, começa a sua carreira com 14 anos no “Tablao Torres Bermejas” destacando-se entre os guitarristas da época. Com 16 anos trabalha com companhias como a de Maria Rosa, Rafael Aguilar, Antonio Vargas, Carmen Cortez, Raúl e Paco Peña. Em 1991 grava “Amálgama” com o grupo hindú “Karnataka” e os cantores José Mercé, Antonio Ramos , Ramón Porrina e Guadiana, uma das primeiras fusões em Espanha, reeditado nos E.U.A. Depois grava “Corre Chacho” da Casa Lola Record com a colaboração de grandes nomes. Trabalhou com as companhia de Antonio Canales, Sara Baras, Javier Barón, Adrián Galia, Diana Thedim, Rafael Amar- go, Joaquin Ruiz e por toda a Europa com a “Carmen” de José Car- reras, Plácido Domingo e Monserrat Caballé. Atualmente trabalha com grandes nomes da dança flamenca e acompanha a grandes maestros do “cante “flamenco.

ISRAEL PAZ  (Cantaor)
Nasceu em Madrid em 1977. Pelos seus conhecimentos e grande “afición” ao canto flamenco, sobe ao palco por primeira vez com 17 anos. Com apenas 22 anos grava o seu primeiro disco, “Del Man- zanares al Guadalquivir”. Trabalha por toda Europa e destaca-se no Festival Flamenco por Tarantos do Colégio Mayor San Juan Evangelis- ta, e no ciclo flamenco do Circulo de Bellas Artes de Madrid, Em 2001 e 2002 foi selecionado pelo Instituto de Juventude de Espanha para participar numa tourné com jovens músicos de outros estilos mu- sicais. Foi finalista no Concurso Nacional de Córdoba em 2001. Em 2006 publicou o seu segundo disco “Corazón Flamenco” produzido pelo guitarrista Diego del Morao. Atualmente afirma o seu trabalho entre vários “tablaos “de Madrid e companhias de dança flamenca.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191