Espaço Mira
Mira Forum

Na zona mais deprimida da cidade do Porto, Campanhã, nasceram duas galerias que têm a fotografia como protagonista principal e que ocupam dois dos onze armazéns na Rua de Miraflor. A consulta dos arquivos localiza a sua construção entre 1908 e 1917 que serviam o comércio feito através da estação de Campanhã. O armazenamento de vinho, o fabrico de redes de pesca, material de escritório e outros conheceram a decadência provocada por novas rotas e novos meios de transporte.

Grande parte dos armazéns abandonados há décadas pareciam condenados à derrocada. Foi a sua dimensão (cerca de 200 metros quadrados), a sua altura, as paredes em granito e as portas majestosas que levaram os fotógrafos Manuela Matos Monteiro e João Lafuente a adquirir dois armazéns que são hoje duas galerias: Espaço MIRA e o MIRA FORUM. Uma das preocupações foi recuperar os dois lugares respeitando a sua traça e materiais de origem sendo hoje considerados exemplos de uma reabilitação bem conseguida. A iniciativa dos dois fotógrafos contaminou outras vontades e, neste momento, os onze armazéns estão ocupados na sua maioria a pessoas relacionadas com as artes.

MIRA FORUM

O MIRA FORUM é o segundo armazém da rua de Miraflor com o número 155. É um lugar interdisciplinar que, pela grande diversidade de oferta, tem vindo a assumir o corpo de um centro cultural em Campanhã. Exposições, apresentações e lançamentos de livros, conferências, debates e tertúlias, percursos e serões fotográficos, concertos, peças de teatro ou espetáculos de dança, são algumas das actividades que sublinham a galeria.

 

MIRA FORUM

Rua de Miraflor, 155
4300-334 Campanhã, Porto
miraforum@miragalerias.net
(+351) 929 145 191 / (+351) 929 113 431
terça a sábado, 15:00 às 19:00

 

MIRA | artes performativas
um espaço aberto à experimentação

O MIRA | artes performativas apresentou-se à cidade a 25 de Abril de 2017.
Na sequência da programação dedicada às artes performativas, no contexto mais global do projeto MIRA, surge este espaço pensado de raiz para acolher propostas nesta área programática. Tem como principal objetivo a criação, dinamização e apresentação de projetos na área das artes performativas. Destaca-se o desenvolvimento de residências artísticas com apresentação de espetáculos e/ou exercícios numa lógica de abertura à criação dos jovens criadores (individualmente ou em coletivo), contribuindo para o reforço de uma programação orientada para a experimentação.
Pretende-se com este espaço criar possibilidades de apresentação de diferentes linguagens das artes performativas, o cruzamento multidisciplinar, de artistas/coletivos com percursos diferenciados, agentes culturais diversos e públicos heterógenos. Perspetiva-se o MIRA | artes performativas, simultaneamente, como um objeto/espaço de criação e de apresentação de projetos em diferentes estádios dos processos criativos abertos ao confronto com o público.
Este espaço, pelo formato em que se desenha, está intimamente ligado ao território onde se situa privilegiando projetos baseados no pensamento independente como suporte para práticas artísticas estruturadas e sustentadas, arriscando-se no domínio da criação experimental.
As suas linhas programáticas assumem as mesmas premissas sendo flexíveis e atentas aos fluxos e dinâmicas de artistas/coletivos nacionais e internacionais. As “Quintas Nómadas” funcionam como a programação âncora do MIRA | artes performativas. Acontecem todos os meses sempre às quintas-feiras em horário e espaço “nómadas” contemplando abordagens artísticas diversas, improváveis e em constante mutação.

Hugo Cruz

MIRA | artes performativas

Rua Padre António Vieira, 68
4300-030 Campanhã, Porto
miraperformativas@gmail.com
(+351) 929 145 191 / (+351) 929 113 431

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Manuela Matos Monteiro, João Lafuente
Direção Artística do MIRA | artes performativas: Hugo Cruz
Assistente de Galeria/Comunicação: Patrícia Barbosa
Fotografia e Vídeo: Manuela Matos Monteiro, Patrícia Barbosa, Rui Apolinário e José Vaz e Silva
Website: António Pedro Monteiro