Conferência "Perturbação e coexistência (entre a oportunidade e o oportunismo)"
Miguel Costa
Evento, MIRA FORUM
31 de maio 2025—31 de maio 2025

Narrativa visual / leitura performativa a partir de filmagens, documentos históricos e registos fotográficos do processo de trabalho desenvolvido desde 2019, o qual explora associações improváveis, invisibilidades e indiferenças em torno da vegetação das paisagens quotidianas e das suas diferentes articulações com a botânica colonial.
NOTA BIOGRÁFICA
Miguel Costa, artista/arquitecto. Trabalha individualmente ou em colaboração sob o nome de "micro atelier de arquitectura e arte [maarqa]" e tem vindo a desenvolver um trabalho de investigação artística sobre a relação entre a botânica colonial e as paisagens dos lugares quotidianos — espaços urbanos abandonados, desvalorizados ou não utilizados.
É professor auxiliar convidado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorado em Arquitectura Paisagista e Ecologia Urbana (ISA-UL), Mestre em Arte e Design para o Espaço Público (FBAUP). É Investigador integrado no i2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade) e membro investigador colaborador no CEAA (Centro de Estudos Arnaldo Araújo). Tem dividido a sua actividade profissional entre intervenções e processos de mapeamento sobre a paisagem urbana, investigação artística e ensino.
Website: https://maarqa.com
Instagram: https://www.instagram.com/maarqa_visual_fieldnotes/
Este projeto integra o Ciclo "Chão, Terra, Pessoas" | Apoio dGartes/RPAC.
Documentação











