Na sexta, dia 9 de junho, pelas 17h, inaugura “Ouro e Cinza”, exposição individual de Marco Mendes.
Ouro e Cinza
de Marco Mendes
As pinturas e desenhos desta exposição são as páginas de um romance ou novela visual, ainda em construção.
À semelhança do último livro do artista “Juventude”, publicado em 2022, esta é uma narrativa sem texto, que se desenrola como um filme mudo.
A ordem das imagens conta uma história, através de indícios ou pistas que cada observador irá identificar e interpretar livremente.
Os personagens, os cenários e as ações representadas falam-nos de um presente e de uma realidade próxima, sobretudo para quem vive na cidade do Porto.
Numa perspectiva dialética sobre as perdas e os ganhos experienciados pelo indivíduo numa sociedade em mudança acelerada e, sobre vários aspectos, em crise.
Curadoria: José Maia
BIOGRAFIA DO ARTISTA:
Marco Mendes
Marco Mendes: 1978, Figueira da Foz. Autor de bd, ilustrador, artista plástico e professor. Vive e trabalha no Porto. Membro fundador do Clube de Desenho, a funcionar no Porto desde 2010 (clubedesenho.com). Para além de inúmeras revistas e antologias de bd, com destaque para as Edições do coletivo “A Mula” e o “Buraco”, publicou na Turbina os livros “Diário rasgado 2007-2012”; “Anos Dourados”; “Zombie” (Prémio Melhor álbum no Festival Amadora BD) e “Tutti Frutti”, recolha das BD’s publicadas no Jornal de Notícias. Na Seita lançou em 2022 a novela gráfica “Juventude”.
Exposição patente de 9 junho a 15 julho
Quarta-feira a sábado, das 15h às 19h
Entrada livre