Mira Forum
Espaço Mira
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO COLETIVA “GUARDA-SÓIS”

16 Jul, 202131 Jul, 2021

Obras de alunos finalistas dos cursos de Artes Visuais – Fotografia e Artes Plástica e Intermédia
Unidades Curriculares: Projecto IV / Projecto de Artes Plásticas e Intermédia IV
Alunos: Ana Luíza Sigaud, Arthur Coelho, Bárbara Flores, Beatriz Isabel Faria, Bernardo Castro, Bruna Rocha, Giovanna Mello, Inês Simões, Joana Couto, Joana Daniel, Jolanda Fonte, José Lourenço, Luciana Rodrigues, Mariana Costa, Miguel Martins, Olga Wardega, Patrícia Pereira, Sofia Alves, Teresa Pinhal
Docentes: Maria Covadonga Barreiro e Nuno Ramalho
Ano lectivo: 2020/2021
Ano Curricular: 3º
Espaço Mira – Rua de Miraflor 159 – Campanhã, Porto
Datas de exposição: 16 a 31 de Julho
Inauguração: Sexta 16 de Julho 16h – 19h
Horário: Quarta a Sábado 15h -19h
Design: Luis Sousa Teixeira
‘Guarda-Sóis’ é o título da exposição que reúne obras criadas pelos alunos finalistas das licenciaturas em Artes Plásticas e Intermédia e Artes Visuais – Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, que assim concluem esta fase da sua formação.
O título faz naturalmente a evocação da época estival que atravessamos, aludindo ao merecido repouso especialmente conquistado por estes alunos no fim de um ano particularmente desafiante.
Mas, mais do que isso, estas palavras propõem também uma outra profundidade no seu entendimento; ‘Guarda-sóis’ pode e deve aqui ser lido como ‘aqueles que guardam os sóis’.
Porque é nestes jovens criadores que agora se deposita a certeza de um devir cultural, de serem uma espécie de guardiões da chama que alimenta a Humanidade enquanto tal. É isso que a qualidade do seu trabalho, do seu envolvimento e entusiasmo já reclama. Isto, precisamente na altura em que conhecemos, melhor do que ninguém, a importância que os raios luminosos da Cultura nos oferecem em situações particularmente sombrias e difíceis como a que ainda atravessamos.
A responsabilidade destes jovens é pois a de cuidarem, promoverem e darem continuidade a esses fugazes mas vitais Sóis, da fotografia e das artes plásticas, das possibilidades únicas das imagens, das ideias e modos inéditos de as expor, das formas e dos sons que agora podemos testemunhar nesta exposição.
Sabemos bem como estes raios luminosos a todos nos protegem e alimentam, na nossa frágil humanidade e resiliência. Que venham então os momentos propostos por estes criadores, para que os possamos celebrar também na sua fundamental tarefa de serem já aqueles que guardam o sol.
Maria Covandonga Barreiro / Nuno Ramalho

Evento Navegação


Rua de Miraflor, 159,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


espacomira@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191