Mira Forum
Espaço Mira
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

“Íntimo a político: um avatar coletivo”_ Coletivo InterStruct

Jun 15Jul 23

Inaugura no sábado, 18 de junho pelas 16h, a exposição “Íntimo a político: um avatar coletivo” do Coletivo InterStruct
.
“Íntimo a político: um avatar coletivo”
do Coletivo InterStruct
Como podem diferentes narrativas – pessoais, íntimas, particulares – encontrar-se e desencadear um discurso político coletivo, transformador, subversivo, contra-cultura?
Em tempos de ruptura marcados por uma aparente aproximação entre indivíduos proporcionada por novas redes de informação e comunicação, a fragilidade dos laços humanos, a solidão, o narcisismo, o medo e o ódio ao outro, a assimilação ou degeneração das ideologias e organizações políticas populares parecem simultaneamente negar qualquer vislumbre de um mundo mais solidário que exige empatia e vínculos, onde o bem-estar colectivo se assuma como pilar político e civilizacional. A agenda política e uma certa ideia da cidadania ocidental podem criar um sentimento de não pertença como fenómeno do nosso sistema neoliberal, colonial e patriarcal.
Como quebrar as narrativas atuais de marginalização, gentrificação, solidão e _______?
O entendimento e a relação com os vários aspectos da nossa intimidade, a partilha de sentimentos e o nosso próprio ser refletem-se nas muitas camadas da nossa herança cultural e constituem o ponto de partida para desvendar os contextos políticos que acompanham o lugar onde vivemos e a descoberta da nossa própria identidade para estabelecer conexões entre a memória coletiva do passado, as experiências do presente e a imaginação acerca do futuro (talvez utópico?).
Artistas participantes na exposição: Claire Sivier, Desiree Desmarattes, Miguel F, Natasha Bulha Costa, Odair Monteiro, Vanessa Fernandes, Vijay Patel
INTERSTRUCT
O InterStruct visa fomentar um diálogo em torno do interculturalismo, proporcionando uma plataforma discursiva onde pessoas de diferentes origens culturais podem colaborar, propor intervenções e criar projetos artísticos de importância social. Este fórum valoriza a inclusão e incentiva a empatia e autorreflexão como base para quebrar ideologias e estereótipos adversos. O nome InterStruct é composto por dois elementos: o prefixo inter significa “entre”, e o radical struere, em Latim, significa “construir” ou “montar”.
O coletivo foi criado posteriormente em 2018 e está sediado na cidade do Porto cujo o contexto social é também mote para muitas das suas criações. O InterStruct está em constante evolução e reformulação. Não há hierarquia organizacional, uma vez que todas as decisões são tomadas coletivamente. Esta abordagem fluída permite uma maior simbiose entre motivações individuais e coletivas.
Espaço MIRA
Rua de Miraflor nº 159 Campanhã
4300-334 Porto
quarta a sábado, 15h-19h
ENTRADA LIVRE!

Rua de Miraflor, 159,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


espacomira@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191