Oficina de Ecoprint
com Paula Roush
Evento, MIRA FORUM
30 de agosto 2024—31 de agosto 2024

Uma oficina de ecoprint muito vocal! Depois de uma semana intensa de trabalho Paula Roush - em residência artística no MIRA -, orientou uma oficina dirigida para os utentes da horta de Miraflor | Albergues do Porto.
Com recurso a plantas que os participantes recolheram na horta que cultivam e no bosque adjacente, fomos para o MIRAflora, o pátio aromático do MIRA onde estava o material para o trabalho de impressão. Na galeria, a artista montou um conjunto de instalações que constituíram uma excelente introdução à oficina. Com as plantas, líquidos, pedaços de ferro enferrujados (do tempo em que o MIRA era um conjunto de armazéns abandonados) iniciou-se a oficina que as fotografias contam.
São muitas as imagens a que falta o som. Os sons dominantes foram AH! OH! porque as surpresas reveladas espantaram-nos a todos. Com o recurso a diferentes intervenientes, os participantes produziram fitogramas, monotipias e aplicaram de modo divertido a “técnica do pote enferrujado”. Para além das interjeições de espantação, as conversas fluíram afetivas, divertidas, ensimesmadas, otimistas, leves e densas a manifestar a complexa química psicológica de que é feito o ser humano.
A bola de carne, os bolos de coco e chocolate acompanhados pelo Sumol da infância dos presentes, levou a conversa para os sabores e cores do palato.
Os trabalhos produzidos serão objeto de uma exposição a calendarizar porque será a melhor maneira de concluir esta ação que faz parte do projeto “Andanças no espaço e no tempo” | MMMonteiro e JLafuente do ciclo CHÃO TERRA PESSOAS | RPAC Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.
NOTA BIOGRÁFICA *paula roush* é artista, pesquisadora e educadora, fundadora da *msdm [mobile strategies of display & mediation]*, uma plataforma coletiva que explora os entrelaçamentos móveis das práticas artísticas, curatoriais e editoriais. Através de pesquisa site-specifc e trabalho de campo, paula investiga tecnologias emergentes e metodologias relacionais. O objetivo é desenvolver uma narrativa de design transicional que conduza a um futuro mais equitativo e ecologicamente justo. https://www.msdm.org.uk
Apoio: República Portuguesa/DGARTES/RPAC
Documentação

































