Mira Forum
Espaço Mira
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

“Soltar a Cadeia” de Mauro Cerqueira

Out 9Nov 6

Inauguração da exposição “Soltar a Cadeia” de Mauro Cerqueira
Exposição patente até 6 de novembro
Horário:
de quarta-feira a sábado 15-19:00
Curadoria: José Maia e João Terras
(…)
Em 2014, Mauro Cerqueira utilizava excedentes de materiais das empresas e comércio falido da rua dos Caldeireiros para criar instalações multidisciplinares como uma espécie de palimpsesto da experiência do lugar; hoje em 2021, utiliza os letreiros usados das imobiliárias/leiloeiras que vendem e revendem os imóveis devolutos (alguns habitados) para que se tornem luxuosas casa de alojamento local. Os letreiros são aproveitados como suporte para composições visuais, que, como delicadas pinturas, procuram um equilíbrio entre os objetos encontrados, as características cromáticas de cada um, as combines (à Raushenberg) concebidas pelos despojos do lugar, resultando numa espécie de tesouro para estes habitantes.
Cerqueira retrata as pessoas e os lugares de uma forma em que aquilo que os liga é também o que os afasta, concebendo uma performance realista na qual o espectador vai recebendo aos bocadinhos aquilo que no dia-a-dia faz por evitar. Se não estivéssemos perante uma experiência na primeira pessoa, acharíamos que o sentimento voyeur destas imagens em movimento não nos era devido, que não seríamos dignos de penetrar no declínio dos cursos individuais das personagens desta rua, tão subtilmente diluídas na cidade.
A apresentação em contexto expositivo, de “Soltar a Cadeia” atira para o público um conjunto de reflexos – sem filtro – onde este se revê e se purga, num sentimento de afogamento em seco. A identidade da cidade do Porto é-nos apresentada através de um momento congelado no tempo, em que a transformação irreversível do centro da cidade é, na verdade, um fenómeno que se podia prever, e ao qual temos vindo a assistir inertes neste nosso tempo de vida. Nesse sentido, “Soltar a Cadeia” é um documento sólido de representação do aqui e agora, numa ótica de realismo com que a arte contemporânea sempre foi conseguindo lidar, e que será revisto num futuro que não temos forma de antecipar.
TEXTO de Joana Mendonça
Design de José Filipe Alexandre
Apoio: Criatório e DGartes

Rua de Miraflor, 159,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


espacomira@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191