Curadoria: Catarina Sampaio, Gisela Catarino, Catarina Bispo
No ano em que se comemoram os 40 anos da Constituição da República Portuguesa, a Escola Superior de Educação do Porto (ESE) em colaboração com o MIRA FORUM apresentam, na Rua de Miraflor 149, uma exposição que pretende abordar os momentos políticos e sociais da Revolução de Abril.
A exposição “40 Anos da Constituição Portuguesa – Revoluções e Conquistas” pretende desenhar um retrato histórico através de registos fotográficos e de outros documentos: recortes de imprensa e documentação relativa às crises estudantis, telegramas, cartazes, comunicados). Testemunhos registados em vídeo permitirão ver e ouvir de viva voz experiências e vivências. Traremos, através de alguns murais contemporâneos criados com técnicas de encáustica e de graffiti, memórias perdidas aliando fotografias de autor e peças de intervenção estudantil.
Para a recolha do fundo documental desta exposição, foi crucial contar com a colaboração de:
– Alfredo Cunha, fotógrafo profissional, detentor de um dos maiores espólios fotográficos da revolução de 1974;
– algumas repúblicas estudantis de Coimbra;
– alunos do 2º ano do Curso de Artes Visuais e Tecnologias Artísticas da Escola Superior da Educação do Porto, coordenados pelo Professor António Silva.
Esta exposição terá, também, a participação de um grupo ligado à arte do graffiti que irá criar dois murais alusivos ao tema.
PROGRAMA
16 de abril 2016 | 16h
Inauguração da Exposição da Escola Superior da Educação do Porto -“40 Anos da Constituição Portuguesa – Revoluções e Conquistas”
25 de abril 2016 | 16h
Performance e ateliê vivo do Grupo artístico composto por Luís Ribeiro, Sara Pacheco, José Barreiros, Adriana Fontelas, Carlos Milhazes
26 de abril 2016 | FInissage da exposição