Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

43ª Conversa sobre projetos fotográficos de autores do MIP_OFF

Fev 9

ANA ALVARENGA | SÁ AZEVEDO
Retomamos as conversas sobre projetos fotográficos que integraram o festival MIP_OFF – MÊS DA IMAGEM DO PORTO
Ana Alvarenga expôs o seu projeto “Quem Ama?” no espaço KUG – Kitchen & Urban Garden. É um projeto marcado pelos afetos, pelas histórias de vida.
Sá Azevedo expôs o seu projeto “Formas, luz e sombras” no Bira dos Namorados. O que atrai o fotógrafo são as formas que os materiais e os objetos do quotidiano.
Dois projetos distintos que vamos conhecer em detalhe na sessão de quarta-feira, dia 9, 21:30
TRANSMISSÃO DIRETA
Facebook: LIVE da página do MIRA FORUM
ZOOM
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/87377430486
ID da reunião: 873 7743 0486
Senha de acesso: 151703
“Quem Ama?” de Ana Alvarenga
“Quem Ama?” é um projeto fotográfico que ilustra o amor de dois irmãos, Ana e Pedro, um amor com trajetos por vezes não coincidentes. De um lado, um amor comovente, honesto, que não tem medo de ser verbalizado, que não tem pudor em ser expressado – o amor da Ana. Do outro lado, o amor do Pedro, com outras arestas, um amor menos óbvio e menos acessível.
Nesse caminho, a Ana, irmã mais nova, revelou-se sempre persistente e nunca desistiu de chegar ao Pedro. Nesse caminho, a Ana fez-se como é, questionando, até, a sua identidade de género para estar mais próxima do irmão. E é aí que o trabalho se centra na Ana, nessa pessoa que Ama de forma tão vertiginosa.
“Quem Ama?” trata, assim, de amor, mas também da desigualdade nas relações, da tensão entre o eu e o outro, da ambivalência entre o que se é e o que não se é, da identidade de género, da persistência e da resiliência.
E com o título que é uma interrogação, este trabalho fotográfico sustenta-se numa outra pergunta: pode o amor moldar uma identidade?
“Formas, luz e sombras” de Sá Azevedo
As fotografias apresentadas na exposição, integrada MIP_OFF, são as formas que os materiais e os objetos do quotidiano, permitem obter fotografando o detalhe, realçado pela luz e as sombras.
Sendo os grafismos, um dos temas preferenciais do fotografo, eles estão presentes em alguns dos trabalhos apresentados pela repetição das formas, sombras e reflexos.
As fotografias com formato rectangular foram impressas sobre um fundo preto, de forma quadrada e emolduradas com as dimensões de 50×50 cm.
Dado que o espaço expositivo foi no Bira dos Namorados, uma hamburgaria, com uma decoração muito colorida, pelo que, esta forma de expor as fotografias permitiu um maior contraste com os elementos existentes.
NOTAS BIOGRÁFICAS
ANA ALVARENGA nasceu na Póvoa de Varzim a 2 de fevereiro de 1981, mas nunca viveu nessa cidade. Depois de nos primeiros anos ter residido numa freguesia do concelho de Matosinhos, com 6 anos passou a viver na Maia, onde ainda hoje vive com o seu marido e os dois filhos. É advogada, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto em 2004, tendo obtido o grau de Mestre pela mesma Faculdade em 2010. Não foi cedo que Ana Alvarenga manifestou o interesse pela fotografia, mas apenas depois do nascimento do seu primeiro filho em 2011. A experiência da maternidade levou-a a interessar-se pelo belo, pelo estético e pela arte e foi na fotografia que conseguiu expressar-se nesses domínios. Em 2013 concluiu o Curso Básico de Fotografia no Centro de Formação Cultural ACARO/CONTAGIARTE, pelo Formador Hugo Lima. Desde então não mais deixou de fotografar e percebendo que a Fotografia era uma importante forma de se exprimir, Ana Alvarenga quis desenvolver os seus conhecimentos fotográficos, tendo concluído em Julho de 2019 o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto.
SÁ AZEVEDO
António Sá Azevedo, nasceu no Porto em 1956, tendo formação académica em Engenharia Electrotécnica. Foi na área da Construção Civil que exerceu, principalmente, a sua actividade, coordenando as montagens das Instalações Electromecânicas em diversos edificios, tais como o Hospital Geral de Santo Antonio, Nova Aerogare do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Museu Marítimo de Ílhavo, etc .
Interessa-se desde muito jovem pela Fotografia, sendo autodidata. Tem como objetivo fixar o belo e o inesperado, através da objetiva.
Em 1975, colaborou na criação da Secção de Fotografia do CPN- Club de Propaganda da Natação, em Ermesinde, em cujo laboratório fotográfico, aprendeu as técnicas de revelação e impressão a preto e branco.
Desde então, fotografa com regularidade, inicialmente com equipamentos analógicos e posteriormente recorrendo aos equipamentos digitais, usando a cor ou o preto e branco, nos seus trabalhos.
Gosta de fazer vários tipos de fotografia, nomeadamente Paisagem, Arquitetura, Fotografia de Rua, Grafismos, etc.
Utiliza com frequência as redes sociais para publicar fotos nos sites dedicados à Fotografia.
Tem participado em vários concursos e exposições

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191