Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

47ª Conversa sobre os projetos fotográficos de EVA RESENDE | MANUEL ROBERTO

Mar 23

Realizamos mais uma conversa sobre projetos fotográficos que integraram o festival MIP_OFF – MÊS DA IMAGEM DO PORTO.
Na sessão desta quarta-feira, os dois autores de diferentes gerações apresentarão os seus projetos e o modo como se enquadram no seu percurso fotográfico.
EVA RESENDE contará o seu projeto “I Just want to run away”: um arquivo autobiográfico de fotografias analógicas realizado entre dois locais – a casa e a FBAUP. Pretendia-se que nesta instalação as imagens (fotografias impressas em película de acetato) fossem apresentadas de forma acumulativa quase como que num painel de retalhos, montadas sobre os vidros de um carro.
MANUEL ROBERTO aproveitou a sua participação no MIP_OFF para celebrar os seus 56 anos de aniversário, os 36 anos de profissão e os 30 anos da adoção do Porto como o seu lugar. Na exposição que apresentou na Colorfoto, o autor conta-se, conta um povo, conta um país, Moçambique. E confessa:
” Não se trata de uma retrospetiva do meu trabalho como fotógrafo, mas de um olhar para alguns apontamentos, que faço questão de revisitar e que dou a conhecer através de 36 fotografias. Algumas são recentes, mas em pouco se distinguem na temática das que comecei a fotografar há 36 anos, quando nasci como fotógrafo. Continuarei a olhar à minha volta, com a esperança de que o mundo possa ser um lugar melhor.”
A sessão do dia 23 terá como tema estes projetos que terão transmissão direta:
Facebook: LIVE da página do MIRA FORUM e na plataforma ZOOM
Entrar na reunião
https://us06web.zoom.us/j/82895537922
ID da reunião: 828 9553 7922
|não é necessária password |
NOTAS BIOGRÁFICAS
EVA RESENDE nasceu em 1995. Tem licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes do Porto bem como na Accademia di Belli Arti di Bologna através do programa Erasmus+. A par das suas qualificações académicas tem exposto em Portugal, Itália, Espanha e na Argentina.
Atualmente a par do desenvolvimento de obra enquanto artista plástica, no estudioevaresende.ga desenvolve como freelancer cultural outros projetos ainda embrionários. Apesar de ter uma formação em Pintura, usa nas suas obras diversas técnicas. Interliga fotografia analógica, processos cameraless, gravura, vídeo, instalação e digital media aplicando estas diversas técnicas de acordo com as necessidades conceptuais e plásticas do trabalho.
MANUEL ROBERTO nasceu em Moçambique em 1965. Iniciou a sua carreira nos anos 1985, como fotógrafo da editora escolar, INDE, e colaborador permanente no semanário moçambicano Domingo. Em Portugal, trabalhou no JN e no O Primeiro de Janeiro. Integra em 1994 o jornal Público, onde permanece como fotojornalista e exerce a função de editor da fotografia.
Participou em várias exposições coletivas. Expôs individualmente em 2015, no Cinema São Jorge, em Lisboa, o seu trabalho “Os Filhos do Vento” – Filhos de ex-combatentes da Guerra Colonial que ficaram em África e gostavam de conhecer os seus pais portugueses. Esta exposição esteve também patente, em 2018, na galeria MIRA | artes performativas, em Campanhã, no Porto.
Obteve o Prémio Gazeta Multimédia, em 2013, atribuído ao trabalho “Filhos do Vento”, de Catarina Gomes, Ricardo Rezende, Manuel Roberto, Dinis Correia e Andreia Espadinha. Volta a receber este prémio em 2014 atribuído ao trabalho “A Guerra que Portugal quis esquecer”, de Manuel Carvalho e Manuel Roberto, uma série de reportagens históricas que resgatam do esquecimento o trágico confronto dos militares portugueses com as tropas alemãs, durante a I Grande Guerra, no Norte de Moçambique.
Durante um ano, entre Novembros de 2014 e 2015, desenhou com a jornalista Mariana Correia Pinto, um mosaico da cidade deles, em entrevistas e retratos, com duas centenas de cidadãos – o seu Porto Olhos nos Olhos.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191