Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

52ª Conversa sobre um projeto fotográfico _ Paulo Monteiro

Mai 4

O projeto “Açores Profundos”, que demorou 24 anos a concretizar, pretende documentar a vasta, densa e intensa cultura açoriana.
Segundo o investigador Carlos. Guilherme Riley, “…estas imagens estão nos antípodas dos Açores coloridos e sexys das campanhas publicitárias, onde as técnicas fotográficas estão ao serviço da ilusão da realidade, enquanto que aqui se procura retratar – não direi a realidade, mas – aquilo que ainda existe de verdade nos Açores profundos. Daí o carácter – e a urgência – documental da presente obra, pois estes Açores a preto e branco que durante séculos pairaram no tempo como uma bola de sabão, estão prestes a rebentar e a desaparecer. Paradoxalmente, o projeto do Paulo demorou mais de uma década a concretizar, mas foi feito a uma velocidade de contra relógio, no sentido em que representou uma corrida contra a roda do tempo, um tempo que nos escorre das mãos como água entre os dedos.”
Transmissão direta na LIVE da página do Facebook e na Zoom
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/82895537922
ID da reunião: 828 9553 7922
| não necessita de password |
NOTA BIOGRÁFICA
Paulo Monteiro nasceu na ilha de São Miguel, Açores, em 1963. Embora se dedique a projetos de fotografia experimental, nomeadamente lumen print e cianotipia, o seu principal campo de atuação é a fotografia documental. Tem-se dedicado a projetos de longa duração sobre os mais diversos temas, como religiosidade popular, festas profanas, arquitetura, paisagem, a Natureza, ou o mundo do trabalho. Fotógrafo autodidata, as suas referências são os fotógrafos da agência Magnum, particularmente a Cristina García Rodero, de quem é grande admirador.
As suas fotografias têm sido expostas e publicadas em Portugal e no estrangeiro. Foi o vencedor (ex aequo) da IV Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191