Na próxima sessão de Conversas sobre Projetos Fotográficos, Teresa Valente dá a conhecer o seu trabalho fotográfico.
A fotógrafa integra a exposição do coletivo Pescada Nº5 que pode ser visitada até 30 de julho.
A sessão decorre a 21 de julho, quinta-feira, pelas 21h30 através da ZOOM ou Live da página.
NOTA BIOGRÁFICA
Teresa Valente é natural de Moçambique. Tem com ela até hoje as memórias de uma vida que acredita não ser capaz de explicar por palavras. São as sensações, as cores, os sons, cheiros e imagens que alimentam a memória daquilo que parece ter sido outra realidade. Hoje, residente em Cantanhede e bancária de profissão, é na fotografia que encontra o recurso para explorar os significados e as memórias.
A necessidade de expressar uma realidade imaginária, tornou-a fotógrafa e o seu trabalho situa-se na fotografia poética e na fotografia de cena. Utiliza formas, cor e luz para criar as suas obras, mas é sobretudo com a paixão e a criatividade que consegue transpor para uma imagem o que idealiza.
As referências autorais e a boa cultura visual são os alicerces da sua criação imagética e o seu percurso formativo tem sido constante, com várias formações e participações, sempre com propósito evolutivo.
Com uma década de trabalho fotográfico, tem participado em várias exposições coletivas, participação em 3 livros e alguns prémios.