Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

63ª Conversa sobre projetos fotográficos _ Ana Brígida | Kioskzine

9 Nov, 2022

A Kioskzine está de regresso com uma convidada muito especial, a fotógrafa portuguesa: Ana Brígida! A publicação 5.0 apresenta um trabalho da Ana Brígida intitulado “Na Terra / Inland”.
“Na Terra”
Desde há muito que o interior se despovoa. O êxodo para as metrópoles deixou aldeias ao abandono, casas em ruínas, terras tomadas pela natureza e à mercê dos incêndios. Mas a vivência desligada da terra, a massificação urbana e uma sociedade virada para o consumo e para a tecnologia trouxeram também o interesse de muitos em voltar para a calma do interior.
Vêm com o sonho de viver mais perto da natureza, tratar dela. Viver de uma forma mais sustentável e onde o círculo de utilização é completo. Usar o que a terra dá, para comer, construir, curar e meditar. Na Serra do Açor, estima-se que vivam já mais de mil novos habitantes nos concelhos da região. Na zona da Benfeita, há agora 35 crianças que devolveram à aldeia a vida e energia que há muito dali andavam arredadas.
Lutam a favor das espécies autóctones da floresta e contra do eucalipto, reconstruíram as casas devoradas pelas chamas em outubro de 2017, reergueram a comunidade. Uma vivência onde há tempo para plantar, trabalhar, descansar e, principalmente, para as relações humanas. Aprendem os velhos costumes, as técnicas de xisto e dão-lhes uma nova vida.
Esta é uma história de amor entre o homem, a natureza e os animais
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/87200273337
ID da reunião: 872 0027 3337
NÃO PRECISA de PASSWORD
A Kioskzine 5.0 está disponível para venda online no sitio do costume: www.kioskzine.com. Não perca a Edição Especial, limitada a 30 exemplares, com uma fotografia impressa em papel Fine Art numerada e assinada por Ana Brígida.
NOTA BIOGRÁFICA
Ana Brígida nasceu em 1986, é fotografa freelancer e produtora multimédia. Estudou no Instituto Português de Fotogra- fia e em Dalian, na China, onde tirou um mestrado em fotojornalismo e fotografia documental. Estagiou no Jornal de Negócios e desde então tem vindo a colaborar com diversas publicações nacionais e internacio- nais. Durante as suas viagens pela Europa, Estados Unidos, México e outros países, desenvolveu projetos pessoais, que lhe deram a força necessária para enfrentar novos desafios.
Em 2009 mudou-se para a China, posteriormente em 2012 e 2013 estagiou no departamento de vídeo da Magnum Photos em Nova Iorque e trabalhou no Bronx Documentary Center onde apresentou a sua primeira exposição “How The Others (Half) Still Lives”, sobre os problemas de saúde em prédios de habitação social em Nova Iorque. Em 2017 venceu duas categorias do Prémio Estação Imagem em assuntos contemporâneos com o “6 de Maio” e com “Binóculos na Savana” na categoria natureza. A estes seguiram-se outros prémios em anos consecutivos nas diferentes categorias.
Os seus trabalhos já foram publicados no The New York Times, Le Monde, Stern Magazine, Daily News, Wash- ington Post entre muitos outros. Actualmente vive em Lisboa e trabalha para publicações como a revista Visão, jornal Publico, The New York Times, Dagens Nyheter e Helsingin Sanomat.
w. ana-brigida.com
i. @anabrigidah
Kioskzine
Dois anos de um sonho transformado em papel
No princípio não era Kioskzine. No princípio não era mais do que a vontade de José Farinha de ter uma plataforma para mostrar os trabalhos dele que não tinham sido publicados. Só que da cumplicidade com outros amigos a vontade cresceu para um sonho, que ia além do trabalho próprio, e se abria à possibilidade de encontrar uma montra onde outros fotógrafos pudessem colocar o seu trabalho.
Uma montra em papel, longe do efémero de colocar um “Gosto” numa imagem colocada no Instagram e que logo é engolida por outras que se seguem. E das conversas nasceu um projecto com nome e forma. Nasceu o Kioskzine, um fanzine, em formato A5, que já se abriu à descoberta de oito fotógrafos.
Há dois anos, o número zero revelava um projecto fotográfico de cada um dos três fundadores: José Farinha, Paulo Pimenta e Daniel Rodrigues. Seguiram-se as publicações dedicadas a trabalhos de Pauliana Valente Pimentel, Manuel Roberto, João Pina, Rita Carmo e Ana Brígida.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191