Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

“aCORdo” de Alice Ripoll / Festival DDD

1 Mai, 2019

Uma nova sessão de “aCORdo”, de Alice Ripoll / Cia REC no MIRA | artes performativas marcou o oitavo dia do Festival DDD 2019, a 1 de maio.
Fotografias: João Peixoto / DDD Festival Dias da Dança

“aCORdo” surgiu quando a coreógrafa Alice Ripoll foi convidada a participar com uma criação inédita no projeto “Que Legado?”, realizado no Castelinho do Flamengo, no Rio de Janeiro, em 2017. O trabalho tinha como premissa questionar o que ficou como legado para a cidade após os grandes eventos que, supostamente, iriam trazer melhores condições de vida para os habitantes, como o Mundial de Futebol, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. Sem responder literalmente à pergunta, a artista propôs pensar a cidade a partir da visão dos intérpretes convidados, com quem trabalha há oito anos na Cia. REC. Todos são negros e vivem numa favela do Rio de Janeiro, expostos a uma constante turbulência social e cultural, onde a polícia intervém frequentemente – uma forma de afastar dos ricos a violência de uma cidade com profundas desigualdades. Criam barreiras físicas e psicológicas entre a população, protegendo uns e expondo, totalmente, a fragilidade dos outros.
Neste espetáculo, que ocorre sempre numa sala fechada, numa metáfora ao espaço restringido à liberdade, estão dispostas cadeiras encostadas à parede e quatro bailarinos, no centro. Num jogo do “toca e foge”, cara a cara com o público, os intérpretes assumem uma posição de atacante e defensor, criando uma dinâmica de grupo que mimetiza a relação quotidiana existente no Brasil. Fundada em 2009, a Cia. REC é dirigida por Alice Ripoll e conta com os bailarinos Alan Ferreira, Leandro Coala, Liuz LA, Tony Hewerton e Rômulo Galvão.
A companhia, com produção intensa, assume-se como um potente grupo de artistas da periferia do Rio de Janeiro, que elabora e recria a arte contemporânea. O grupo já criou cinco trabalhos, três espetáculos adultos, um infantil e a performance “aCORdo”, que já foi apresentada no Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas, Bélgica), Festival Panorama (Rio de Janeiro, Brasil) e Festival de La Cité (Lausanne, França).


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191