A tarde do sábado, 29 junho, foi passada no MIRA FORUM com Bruno Monteiro e Franco Tomassoni.
Bruno Monteiro organizou uma antologia selecionando textos políticos de António Gramsci que foram escritos entre 1916 e 1926. É a autoria destes textos que o leva à prisão. Por uma curiosa ironia da história, os textos que garantiram, a seu tempo, a reputação pública de Gramsci e que, por fim, contribuíram para a sua prisão, são hoje em dia menos conhecidos do que as obras redigidas na clausura da prisão.
Os textos reunidos nesta antologia trazem o sabor da atualidade; a atualidade sendo aqui o tempo compreendido entre 1916 e 1926, em que se sucederam as tragédias e equívocos da Grande Guerra, as ilusões e reveses dos movimentos populares do pós-guerra e a emergência furiosa do fascismo nos anos 1920. Seja pela polémica, seja pela crítica, Antonio Gramsci acompanha todas estas vicissitudes da história italiana e europeia, comentando a Revolução Russa ou sistematizando as lições dos conselhos operários de Turim, debatendo com Mussolini ou verberando as anquilosadas estruturas sindicais da época.
Esta antologia de Gramsci foi selecionada por Bruno Monteiro, que assina a introdução, e teve uma revisão ampla de Franco Tomassoni, que escreve as notas finais.
Edição: Le Monde Diplomatique | Outro Modo, Cooperativa Cultural | Seara Nova