No sábado, 14 de abril 2018 pelas 17h no MIRA FORUM foi lançada a mais recente publicação do Le Monde Diplomatique – ed. portuguesa
“Leitura Furiosa” com coordenação de Regina Guimarães e Luís Rozas.
São mais de 60 autores entre escritores e ilustradores: de Afonso Cruz e Jacinto Lucas Pires a Hélica Correia e Filomena Marona Beja, passando por valter hugo mãe, entre outros.
Na apresentação estiveram presentes vários autores.
Pretende-se com esta Antologia de textos e ilustrações, seleccionados entre os muitos mais que foram sendo produzidos ao longo de 16 anos no âmbito da Leitura Furiosa em Portugal, tornar mais alargadamente públicos os rastos de encontros singulares entre escritores e pessoas zangadas com a leitura e a sociedade. A Leitura Furiosa nasceu na Association Cardan de Amiens (uma associação dedicada à luta contra a iliteracia) em 1992; chegou a Lisboa, à Associação Abril em Maio, pelas mãos de Luiz Rosas e Eduarda Dionísio no ano 2000 (actualmente realiza-se na Casa da Achada, Centro Mário Dionísio). Tem tido, desde 2007, edições anuais no Porto e vai acontecendo, menos regularmente, noutras cidades portuguesas (Beja, Guimarães). Na presente obra, reunimos os contributos de mais de 60 artistas que, com os seus textos e as suas ilustrações, prestam testemunho das sessões realizadas, entre 2000 e 2016.