Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Leve a sério o que ela diz” de Isabella Lanave

Mai 13

No dia 13 de maio, no MIRA FORUM, Isabella Lanava irá apresentar-nos o seu livro “Leve a sério o que ela diz”.
Isabella Lanave está a participar numa residência artística de três meses no MIRA FORUM, num programa que tem como parceiro a Fundação Calouste Gulbenkian e cuja seleção decorreu por Open Call. Será também uma boa oportunidade para conhecermos não só este seu livro, mas também o projeto que está a desenvolver.
“Leve a sério o que ela diz”
Lovely House Editora
Durante anos, a correnteza dos dias trouxe a Isabella Lanave uma advertência: “Não leve a sério o que ela diz”. A certa altura, a observadora que há na artista apôs a esse comando, uma contra-ordem: “Ouça, o que ela diz, o que tantos estão dizendo.”
E, assim, “Leve a sério o que ela diz” costurou-se como um coro de imagens a serem ouvidas. O livro acolhe fragmentos visuais e textuais de experiências (possivelmente, entre as mais sensíveis e, certamente, entre as mais sérias de quem as viveu) trabalhadas em cumplicidade pelos fotografados e a artista.
Devolvidas à correnteza dos dias, as imagens nos convidam a abrir mão de qualquer rigidez e a acolher a mobilidade inevitável dos papéis: quem é são, quem é insano; quem fala, quem escuta.
“Leve a sério o que ela diz” é um convite, mas é também, (e talvez isso seja o mais tocante na iniciativa desse trabalho), uma sensível oportunidade para ouvir de novo. (Maria Helena Bernardes, 2022)
Uma edição de Lovely House Editora
NOTA BIOGRÁFICA
Isabella Lanave é uma artista visual que nasceu na cidade de Curitiba, Brasil, há 27 anos. No seu trabalho fotográfico investiga diferentes formas de pensar a loucura.
Em 2017, foi citada pela revista TIME como uma das 34 fotojornalistas a serem seguidas no mundo. Em 2018, foi uma das fotógrafas selecionadas para o 6th New York Portfolio Review, do The New York Times. Em 2019, o projeto de longo prazo “Fátima” teve sua primeira exposição individual no Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai.
Isabella é formada em Comunicação Social – Jornalismo tendo-se especializado em Saúde Mental e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, faz parte do Advisory Committee da plataforma Women Photograph.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191