Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “O Livro no Portugal Contemporâneo”

2 Mar, 2019

O dia não era propício ao lançamento de um livro: sábado de carnaval com muita gente fora da cidade e jogo do FCP-Benfica noutra zona de Campanhã.

Mas foram várias as pessoas que quiseram ouvir falar sobre a obra editada pelo Le Monde Diplomatique – versão portuguesa – “O Livro no Portugal Contemporâneo” de Nuno Medeiros.

Bruno Monteiro situou esta publicação na política de edição do Le Monde Diplomatique – versão portuguesa e da importância desta obra na reflexão sobre o lugar do livro na sociedade portuguesa contemporânea.
O livro foi apresentado por Virgílio Borges Pereira que comentou desenvolvidamente os diferentes capitulos trazendo ao mesmo tempo as suas memórias pessoais de coleções e também livrarias que marcaram gerações.
O autor, Nuno Medeiros, comentou o lugar deste livro no seu processo de investigação problematizando o papel do livro, dos autores, dos leitores, do processo de criação e também de produção física do livro. “Este livro analisa o mundo da edição de livros em Portugal entre finais do século XIX e finais do século XX. Afastando-se das explicações baseadas exclusiva ou primordialmente no texto e no autor, explora-se aqui a história do livro em Portugal no contexto as suas dinâmicas históricas e sociais, atendendo aos processos próprios que caracterizam a edição. Apresentam-se quatro estudos sobre a edição portuguesa contemporânea: o funcionamento de uma editora e o papel do editor em finais de oitocentos, a edição no contexto autoritário do Estado Novo, a circulação de livros entre Portugal e o Brasil e a configuração da cultura impressa e de género literário através do estudo da literatura policial.”


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191