Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Memórias” de Ricardo Fonseca

Mai 14

“Numa equação de dois termos este é um livro de viagens. As imagens começam nos anos sessenta do século XX e interrompem-se, no tempo, em 2019. Por vezes os mesmos caminhos renovam-se, há ir e voltar.
A alegoria expressa uma ideia figurativamente através de elementos simbólicos. Na Fotografia, linguagem que mostra qualquer coisa mas não fala, tem sempre nela um querer dizer. Nas imagens de viagens o simbolismo é, naturalmente, reforçado, mas assenta, antes de tudo, num código partilhado, num reconhecimento nem que seja de uma diferença. Um olhar cultural tem uma maior capacidade de mostrar contextos, relações, identificações de espaço, tempo ou etnias. É esse simbolismo que fala nas imagens através de alegorias e que aqui se encontram passo a passo. Podem ser paisagens que apelam à identificação como o Alentejo mostrado através de um rebanho deitado sob a sombra limitada de uma árvore, os campos de cultivo do chá ou o vulcão dos Capelinhos nos Açores, os mercados fluviais no Oriente, a Casa da Música ou a Festa de Campo Maior. (…)
(…) O mesmo sentimento naquela espantosa imagem na China: a cerca dos patos, separados do espaço livre pelas estacas e pelo destino. O encantamento, o encantamento mágico que nos prende, racional ou irracionalmente a uma imagem fotográfica, pode fazer parte da própria capacidade desta arte ambígua, mas não chega o motivo, é indispensável o saber do enquadramento. Que uma suspensão do tempo e do espaço nos perturbe e nos implique, esse é o milagre de algumas fotografias.”
Maria do Carmo Serén (Março, de 2021)
Apresentação por Maria do Carmo Serén e Manuela Matos Monteiro
Editora: Blue Books
NOTA BIOGRÁFICA
António Ricardo Fonseca, natural de Baião, licenciado em Economia pela FEP – Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Começou a atividade profissional na Auditoria da ITT – International Telegraph and Telephone.
Seguiu-se uma carreira de gestão desenvolvida essencialmente na área dos transportes. Administrador da STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto, Presidente da APDL – Administração dos Portos do Douro e Leixões, Presidente da Metro do Porto. Foi Assessor do Governo de Macau e Vice-Presidente da TDM – Televisão de Macau.
A FEP atribuiu-lhe o Prémio Carreira / 2008. A Associação Comercial do Porto, em 2006, agraciou-o com a Medalha de Prata da Instituição. Vila Nova de Gaia, em 2004, Matosinhos e Porto, em 2016, distinguiram-no com a Medalha de Mérito, grau ouro.
O seu interesse pela fotografia começou ainda no tempo de estudante. Numa primeira fase, membro da AFP – Associação Fotográfica do Porto, teve grande participação em concursos.
Posteriormente, focou-se mais na preparação de exposições individuais ou participação em coletivas. É autor de vários livros de fotografia em que o Oriente é o tema dominante.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191