Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Memórias em Tempo de Amnésia” de Álvaro de Vasconcelos

Jan 14

No sábado, 14 de janeiro, pelas 17h, decorre a apresentação do livro “Memórias em Tempo de Amnésia” de Álvaro de Vasconcelos. Na sessão estará presente o autor, Sheila Khan e Joana Cabral (SOS Racismo)
SINOPSE
Estas “Memórias em Tempo de Amnésia” são publicadas em dois volumes. O livro trata sobretudo do que era proibido lembrar, do que era subversivo memorizar. Os crimes deviam ser esquecidos para todo o sempre. Podia-se ser preso e torturado por ter visto o crime que nenhum registo podia guardar e ficava, apesar de todo o esforço dos fazedores de silêncio, na memória dos homens. Nos contadores de histórias, nos que pela tradição oral preservam as lembranças dos seus antepassados. Mas as dificuldades do presente funcionam como uma droga que apaga a memória e propaga como um vírus a amnésia coletiva, tornando a sociedade mais frágil perante ameaças já conhecidas pela humanidade.
Uma Campa em África, o primeiro volume, aborda os caminhos que me levaram, ainda menino, para África. Aí vivi entre 1953 e 1967, primeiro em Moçambique, depois na África do Sul. Pretende ser um testemunho da viagem às trevas que era viver em África no tempo em que o racismo era política de Estado, quer fosse na mentira lusotropical ou no horror do apartheid. É um testemunho em nome do dever de memória, contra a política do esquecimento e o revisionismo histórico sobre o crime contra a humanidade que foi o colonialismo.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Álvaro de Vasconcelos, fundador do Forum Demos, é investigador do CEIS20 da Universidade de Coimbra e foi investigador convidado do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (2014-2015). Foi Diretor do Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia/EUISS (2007-2012) e do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) de Lisboa, desde a sua fundação, em 1980, até 2007.
Opositor do Estado Novo e da guerra colonial portuguesa. Viveu no exílio, em Bruxelas e Paris, de 1967 a 1974, onde fundou o jornal o Salto. Regressou a Portugal depois do 25 de Abril onde participou no processo de transição democrática.
É autor de numerosos artigos na imprensa portuguesa e internacional e autor e co-autor de numerosos livros e relatórios particularmente em temas de política externa.
Autor do livro La Vague Démocratique Arabe. L’Europe et la question islamiste. Harmattan, Paris, 2014. Autor do livro: 25 de Abril no Futuro da Democracia, Estratégias Criativas, 2019. O seu último livro intitula-se Utopias Europeias: o Poder da Imaginação e os Imperativos do Futuro, Álvaro Vasconcelos(coord.) Fundação Serralves. 2021 Álvaro Vasconcelos é cavaleiro da Ordem da Legião de Honra (França) e Comendador da Ordem do Rio Branco (Brasil).
Sheila Khan é socióloga, investigadora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, professora auxiliar convidada da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e comentadora do painel do programa Debate Africano na RDP África. É doutora em estudos étnicos e culturais pela Universidade de Warwick. As suas mais recentes publicações são: Portugal a Lápis de Cor. A Sul de uma Pós-Colonialidade (Almedina, 2015); Visitas a João Paulo Borges Coelho. Leituras, Diálogos e Futuros (eds. com Nazir Can, Sandra Sousa, Leonor Simas-Almeida e Isabel Ferreira Gould, Colibri, 2017); O Mundo na Europa: Crises e Identidade (eds. com Rita Ribeiro e Vítor Sousa, Húmus, 2020); Racism and Racial Surveillance. Modernity Matters (eds. com Nazir Can e Helena Machado, Routledge, 2021); ‘Reparações Históricas: Desestabilizando Construções do Passado Colonial’, Revista Comunicação e Sociedade, vol.41 (eds., com Vítor Sousa e Pedro Schacht Pereira); finalmente, Djaimilia Pereira de Almeida: Tecelã de Mundos Passados e Presentes (eds. com Sandra Sousa, no prelo, 2023).
Joana Cabral é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), professora auxiliar na Universidade Lusófona e investigadora do HEI-Lab, dirigente do SOS Racismo e psicoterapeuta. Milita e investiga nas áreas da violência de género, colonialidade e racismo, desigualdades e discriminação. Coordena o grupo de investigação NÓs DesIguais.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191