Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “Movimento Perpétuo”

3 Jun, 2016

O livro de Ana Cristina Pereira, repórter no Público, foi apresentado no MIRA FORUM, na sexta feira, dia 3, pelas 21:00.
Ana Afonso revelou o livro. Albertino Gonçalves e Patrícia Carvalho apresentaram-no. Albertino Gonçalves é professor auxiliar da Universidade do Minho, desenvolve investigação na área da sociologia da cultura, dos estilos de vida e das representações sociais. Patrícia Carvalho é jornalista do Público, empenhada nos temas locais, mas atenta aos temas globais, autora do livro “Portugueses nos Campos de Concentração Nazis”.

Sinopse do livro “Movimento Perpétuo”
“Há um padeiro desterrado em Timor no início da ditadura militar. E dois filhos apanhados ainda pequenos pela II Grande Guerra, resgatados por australianos, recolhidos pela Casa Pia de Lisboa. Há um serrador que cumpriu ordem para combater em Moçambique. E um operário que desertou e fugiu para França. Há mulheres que estavam na fronteira luso-espanhola a passar gente sem papéis. E mulheres que foram ter com os maridos a Moçambique e tiveram de fugir. Há um comercial que se livrou disso tudo, mas foi surpreendido pela crise, desempregado, com a casa por pagar, e arriscou a sorte em Inglaterra. E há uma encruzilhada de outras vidas que as circunstâncias empurram para dentro ou para fora do país. São ecos dos últimos cem anos de migrações portuguesas.”
Do prefácio do Victor Pereira
“Excluindo um padeiro condenado ao desterro em Timor no início da ditadura militar, os homens e as mulheres que Ana Cristina Pereira nos mostra aqui parecem ter feito escolhas. Escolheram ir à guerra, escolheram fugir à tropa, escolheram ajudar homens e mulheres a passar irregularmente fronteiras, escolheram procurar vida noutro lugar. Estes textos, cheios de sensibilidade e em diálogo constante com os trabalhos de historiadores, antropólogos e sociólogos, têm o grande mérito de restituir subjectividade a estes migrantes, de lhes reconhecer ‘agency’, para usar um conceito, hoje na moda, que remete para a capacidade que cada um vai tendo de fazer escolhas dentro do campo, muitas vezes restringido, dos possíveis.”

A autora Ana Cristina Pereira é repórter no Público e cronista no DN-Madeira. Tem interesse especial por temas de direitos humanos e exclusão social, como pobreza, protecção de crianças e jovens, igualdade de género, migrações, minorias, envelhecimento, ajuda ao desenvolvimento, reclusão, drogas. É autora dos livros “Meninos de Ninguém” (Ulisseia,2009) e “Viagens Brancas” (Arcádia, 2011), e co-autora dos livros “Desafios – Direitos das Mulheres” na Guiné-Bissau (Associação para a Cooperação entre os Povos/Liga Guineense de Direitos Humanos, 2012) e “Todas as Vozes/All the Voices” (SOS Racismo, 2014). Já em 2016, estreou-se na escrita de teatro documental com a peça “Onde o Frio se Demora”, co-produzida pela Narrativensaio e pela Casa das Artes de Famalicão.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191