Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro «Olhar(es) em trânsito: fotografia e outros textos» de Francisco Mesquita

Fev 5

A 15 de novembro de 2017 uma mancha de sombras ágeis e flutuantes invadiu a tranquilidade de um olhar.
“Olhar(es) em trânsito: fotografia e outros textos” reúne um conjunto de 32 fotografias, captadas desde então, nas quais se tentou recriar esse olhar condicionado, no que à fotografia diz respeito, fomentando uma outra abordagem visual.
Cada imagem faz-se acompanhar de um texto autoral. Aos autores não foram indicadas quaisquer condições de análise, apenas foi fornecida uma breve nota do motivo subjacente a esta publicação e a fixação de um número máximo de caracteres a utilizar.
A diversidade de textos que esta publicação oferece: tamanho, abordagem e linguagem… espelha, assim, a heterogeneidade das próprias fotografias, como fundamento do exercício da escrita. Existe, de certo modo, um paralelismo entre a dissemelhança do corpus linguístico e icónico, criando diferentes universos convergentes.
O resultado, um sem fim de olhares, são histórias também. A própria história sugerida quando fixamos cada uma das imagens; outra história que é revelada através dos textos que acompanham cada fotografia, cuja imagética se sustenta, naturalmente, na individualidade do autor; e uma outra história que é a própria história recente do autor dessas imagens, no que diz respeito às problemáticas do olhar, fixadas segundo determinadas condições visuais, técnicas e estéticas.
Mas, para além de todos estes olhares, ficará a história, talvez até a mais marcante que cada leitor fará, ao olhar as imagens, tendo por base o seu próprio repertório visual.
O livro não teve qualquer tipo de apoio nem fins lucrativos.
Prefácio: Wlodzimierz J. Szymaniak.
Design: Francisco Mesquita.
Edição: Adverte / Ílhavo.
NOTAS BIOGRÁFICAS
FRANCISCO MESQUITA
Nasceu em Vale de Vila, São João da Pesqueira e vive em Ílhavo. É professor universitário nas áreas da Publicidade, Design, Criatividade e Inovação e trabalha no Porto.
Interessa-se pela transdisciplinaridade, acreditando no diálogo entre todos os campos do saber. Desenvolve trabalho artístico de cruzamento de várias áreas, tais como a fotografia e a pintura, utilizando pigmentos sensíveis aos raios ultravioletas e ao calor. É ativista de causas relacionadas com a sustentabilidade do planeta e defensor de um mundo mais justo e equilibrado, que a todos integre. Acredita na arte enquanto agente capaz de sensibilizar e transformar a sociedade.
ELSA CERQUEIRA
É professora de Filosofia na E.S. de Amarante, mestre na área da Filosofia da Educação, pós-graduada em Filosofia Moderna e Contemporânea, investigadora do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) da U. Açores, membro da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento (AIM). Fez intervenções em vários Festivais de Cinema e Congressos sobre Filosofia, Educação e Cinema. Autora, dinamizadora e formadora acreditada do projeto Filosofia com Cinema para Crianças (FcCpC) .
Em 2021 fez parte do comité de seleção dos filmes em competição na Festa Mundial de Animação, Foi júri dos Festivais Curtas de Vila do Conde, Beast Film International Festival , UBICinema e Porto Femme. Atualmente, é membro do júri da 1.ª edição do programa “ REDescolas AntiCorrupção”, dinamizado pela All4Integrity.
Foi vencedora do Global Teacher Prize Portugal 2021 com o projeto “Filosofia com Cinema”.
É criadora dos blogues: http://pnc.polegarmente.me/ , http://fccpc.polegarmente.me/,
http://polegarmente.me/

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191