A sessão de apresentação do livro “O que é preciso é gostar – guia de profissões para os jovens” de Rui Passos Rocha aconteceu num domingo de tarde na antevéspera de Natal o que nos fazia temer sobre a afluência do público. Mas a oportunidade do tema e os apresentadores do livro terão justificado a presença de tantos.
Para além de Rui Passos Rocha, autor/organizador do livro, a mesa contou com a presença de José António Pinto, assistente social, Inês Guimarães, ex-youtuber e estudante e Pedro Fabião, artista performativo todos participantes no livro.
As apresentações ultrapassaram o âmbito do que convencionalmente se designa por “orientação vocacional” abraçando perspectivas mais amplas a envolver concepções do mundo em sintonia com o espírito do livro.
O livro elenca um conjunto de 160 profissões representativas e, em cada uma delas, dá voz a um excelente profissional nessa área. Pessoas como Rita Blanco, Ricardo Araújo Pereira, Patrícia Mamona, Francisco Louçã, Fátima Cardoso, Rodrigo Leão e muitos outros.