Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Apresentação do livro “UM PARQUE ENVOLTO EM SILÊNCIO”

10 Dez, 2022

UM PARQUE ENVOLTO EM SILÊNCIO é o quarto título do projecto editorial desenvolvido pelo selo Artes Breves Edições, iniciado em 2020 com o livro quase-objecto Na Cidade Exposta: Coimbra. Inclui textos de António Alves Martins et alli e fotografias de António Alves Martins e Ana Botelho.
O tema é o Parque de Santa Cruz, dito Jardim da Sereia, em Coimbra. Numa primeira parte, as páginas procuram o diálogo possível entre duas das esculturas de Rui Chafes presentes no parque e as palavras e fotografias a preto e branco de António Alves Martins; num segundo tempo, as fotografias de Ana Botelho – enquadradas pela escrita em off do Jardim – dão cor ao sopro que percorre todo este lugar enquanto mundo vegetal e arquitectónico.
Um Parque Envolto em Silêncio é um livro que combina palavras e imagens num universo constituído por dois tempos e duas tempestades. Caberá ao leitor estabelecer a ponte – o sentido da visão – entre os olhares que marcam as imagens de cada um dos autores.
A capa – envolvendo o miolo – é a materialização da ideia que atravessa toda a obra: há momentos em que o mundo fica em silêncio.
(Artes Breves Edições)
NOTAS BIOGRÁFICAS
ANA BOTELHO
Nasceu em Vila Real.
Vive e trabalha em Coimbra.
Funcionária Pública, sempre com e para a Cultura, por convicção e forma de vida.
Fotógrafa com cerca de duas dezenas de exposições, nacionais e internacionais, é a área de criação artística eleita. E com algumas obras publicadas.
Desde cedo a memória foi enriquecida e fantasiada pela fotografia, primeiro com as imagens de uma ascendência familiar, depois com as suas próprias imagens, em momentos impossíveis de estar presente e de memorizar, que a leva a criar esses instantes, das pessoas e dos lugares.
ANTÓNIO ALVES MARTINS
Lisboa, 1959. Vive em Coimbra.
Responsável pelas colecções de poesia em Centelha/Fora do Texto (Coimbra), tendo publicado obras de Gil de Carvalho, Alberto Pimenta, Jorge de Sousa Braga, António Ramos Rosa, Constantin Cavafy e Philip Larkin (1986-1989).
Assistente editorial em Edições Cotovia (1989-1993).
Coordenador editorial de catálogos de exposições (Lisboa’94 – Capital Europeia da Cultura, Instituto de Arte Contemporânea, Portugal-Frankfurt 97, IPPAR, entre outros) (1994-).
No domínio da fotografia, realizou a exposição “Na cidade exposta: Coimbra” [Liquidâmbar (Coimbra), 21 de março-30 de abril de 2019] e participou nas edições 2020 e 2021 da EIF – Escola Informal de Fotografia, com coordenação da fotógrafa Susana Paiva.
Criou as chancelas Kairos (1987), am edições (2005-2009) e Artes Breves Edições. Com este selo, publicou os seguintes títulos: Na cidade exposta: Coimbra (2020), um livro quase-objecto com fotografias de António Alves Martins e textos de António Alves Martins e José António Bandeirinha; Suspensão, ecos de silêncio na cidade exposta (2021), com textos e fotografias de António Alves Martins; Monte Abraão, fragmentos dos Cadernos de Duarte Belo (2021), com fotografias de Duarte Belo cruzadas com extractos do poema «Canto Vesperal», de Ruy Belo; Um parque envolto em silêncio (2022), com textos de António Alves Martins et alli e fotografias de António Alves Martins e Ana Botelho.
É autor de uma colectânea de «crónicas literárias» – Cidades Materiais –, publicada pela Deriva Editores (Porto, 2016).
Procura dar notícia destes trabalhos nos blogues artesbreves.blogspot.com e nacidadeexposta.blogspot.com.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191