PREFÁCIO DO PRESENTE _ mostra de experiência
Isabella Lanave é artista residente do MIRA FORUM numa parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian. No dia 17, quinta-feira, pelas 18:00 apresenta uma mostra da sua experiência ao longo de três meses.
SINOPSE
“Ser imigrante é viver o tempo inteiro de saudades de metades que não se encaixam de faltas e ausências que não tem forma” / “Falta cor e não nos querem aqui colorir a cidade” / “Quantas memórias cabem num rio?” / “É possível criar imagens sutis sobre fatos brutos e violentos?”
A busca afogada da morada carrega um corpo monumento com traumas e memória. Reviver a saúde do corpo presente no ser carrega um estranhamento do encontro com o passado ancestral.
A relação entre Brasil e Portugal não é neutra. O tempo não dá conta de apagar o passado. Pensar como vivem brasileiros em Portugal hoje é ser atravessada, antes de tudo, por essa raiz. E começar olhando para ela é uma possibilidade honesta de reconhecer o caminho para quem sabe começar a entender o presente.”
Isabella Lanave
NOTA BIOGRÁFICA
Artista visual paranaense, 27 anos, nascida na cidade de Curitiba, Brasil. Em seu trabalho investiga questões relacionadas à saúde do corpo e suas interseccionalidades. Atua no mercado jornalístico como fotógrafa e também como diretora de fotografia. Em 2017, foi citada pela revista TIME como uma das 34 fotojornalistas a serem seguidas pelo mundo. Em 2018, foi uma das fotógrafas selecionadas para o 6th New York Portfolio Review, nos Estados Unidos. Em 2019, o projeto Fátima teve sua primeira exposição individual no Centro de Fotografia de Montevideo, no Uruguai. Isabella é formada em Comunicação Social – Jornalismo e se especializou em Saúde Mental e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, faz parte do Advisory Committee da plataforma Women Photograph