com Adeola Olagunju, Adolphus Opara, Aisha Augie-Kuta, Akintunde Akinleye, Amaize Ojeikere, Andrew Esiebo, Emeka Okereke, George Osodi, J.D. Okhai Ojeikere, Jide Alakij, Uche Okpha Iroha, Alfred Carew, Fosa Studios, J.A. Green, J.B. Abibmbola, N.W.Holm, Obafemi Luther, Olojo Studios and Sanya Freeman.
Co-curadoria: Dr. Charles Gore e Inês Valle
Esta exposição de fotografia, inicialmente exibida em 2014 no Bonhams em Londres, celebra a história da Nigéria através do olhar atento de fotógrafos que documentaram e refletiram sobre o seu povo, acontecimentos e as transformações que tornaram a Nigéria no país que hoje conhecemos. A Nigéria, como um Estado-nação emergiu da diversidade de reinos, emirados, chefias bem como de outras comunidades durante o período da colonização britânica. Uma exposição justapõe obras de artistas contemporâneos Nigerianos com uma selecção de obras fotográficas dos seus antecessores Nigerianos produzidas em períodos significativos na constituição da Nigéria.
A exposição desafia o espectador a considerar o “antes” e “agora” – as semelhanças e as dissemelhanças na tecnologia, nos eventos, em indivíduos, nas paisagens, e nos distintos modos que em cada fotógrafo tem ao construir um imaginário peculiar sobre o seu país. Onde as imagens resultantes propiciam uma representações da Nigéria bem como do resto do mundo. Imagens que são o produto, ou melhor, a destilação das sensibilidades Nigerianas moldadas por experiências culturais, sociais e ecológicas do que significa viver no país, que de certo modo articulam o “agora” com as suas energias e dinamismos com os contrastes patentes em indivíduos, comunidades e paisagens. Simultaneamente, são fotografias que também olham para um futuro e para as possibilidades de um mundo cada vez mais interconectado. Por outro lado, no que concerne ao imenso espectro do “antes”, que se refere tanto aos anos que antecederam a formação da Nigéria como à sua independência, que lhes deu direito a uma autodeterminação que foi finalmente recuperada com a saída dos britânicos do território.
Patente de 19 março até 27 de abril 2016.