Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Carvão de Aço

13 Jan, 201821 Abr, 2018

de Adriano Miranda

Em 1992, Adriano Miranda era estudante no curso de Fotografia na AR.CO em Lisboa. Entre muitos projectos académicos, Adriano entregou-se de alma e coração a recolher imagens nas Minas do Pejão em Castelo de Paiva. Projecto que se prolongou até 1994, o ano do encerramento do complexo mineiro.
Passados 25 anos e de uma forma surpreendente, os milhares de negativos a preto e branco voltaram a ver a luz do dia dando origem ao CARVÃO DE AÇO, um memorial aos homens e mulheres que trabalharam nas minas de carvão do Pejão.
No alto, as árvores, o rio, as casas, a praia, os monumentos, as mulheres. A vida de um lugar quase isolado. E por baixo das raízes, dos alicerces, da areia, da pedra, dos pés femininos mais finos, um batalhão de homens serpenteava à procura do ganha-pão.
Era um labirinto de corredores e tocas. Tudo negro. Escuro. Só ao fundo, pontos brancos bailavam ao som do martelo. Nos inclinados o carvão deslizava desmembrado pela tenacidade do homem e pela força bruta dos martelos picadores. Por vezes, o estrondo da dinamite abria caminho a mais uma frente de combate.
No dia da inauguração contamos com a presença um grupo de EX-MINEIROS – ADEP/ARCAF – que cantaram algumas músicas que reportam à sua atividade e vidas.
https://www.publico.pt/2017/04/30/sociedade/noticia/negro-como-a-mina-1770094

Petição Pública: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT88337