KUDISANGA (Encontro, sentada em Kimbundo) é um duo musical fundado pelo angolano Wilder Amado (voz, violão, baixo) e o israelita Ilia Kushner (saxofone, flauta, limba). Os músicos encontraram-se pela primeira vez em 2012 em Luanda, onde começou a trajetória de colaboração artística.
Nem Wilder nem Ilia se definem pelo local de nascimento, mas simplesmente como seres humanos – afropolitanos e cidadãos do mundo. Assim, a sonoridade do duo é abrangente cruzando afro jazz, MPB, reggae, funk, música latina, fusão de estilos alternativos de raiz africana, e angolana em particular. O seu repertório é composto quer por músicas originais como por covers de temas em português, inglês, espanhol, crioulo cabo-verdiano e antilhano, línguas regionais angolanas (kimbundu, umbundu, tchokwe), lingala (RD Congo), douala (Camarões) e hebraico.
Kudisanga foi apresentado em vários lugares de Angola, bem como na África do Sul (2014) e São Tomé (2016). Em 2018 realizaram a “Europe Kudissanga Tour”, atuando em Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Holanda com a finalidade de colaborar com músicos locais e angariar fundos para o “Kudisanga for África”, dentro do mesmo conceito usando a plataforma musical tendo como objetivo: propagação da cultura e mensagens de educação e paz em lugares remotos da África Austral e futuramente em outras partes do mundo.
O duo lançou seu álbum de estreia, Kudissanga no final de 2019 que foi produzido e gravado de forma independente. O disco conta com a participação de artistas angolanos, bem como de músicos de renome de Israel, África do Sul, Botswana e RD Congo.
Atualmente, Wilder e Ilia trabalham na cidade do Porto e vão lançar o duo em Portugal com apresentações agendadas para 2021.