Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

CONTILHICES

Fev 5

As Contilheiras nascem em 2017 pelas bocas das actrizes Linda Rodrigues e Joana Teixeira e apresentam-se pela primeira vez no Festival Varandas, no Porto, com o espectáculo Pimenta na Boca.
Contilheiras são as mulheres coscuvilheiras, mexeriqueiras, faladeiras que, embora se metam na vida de todos, acabam por ajudar a preservar as histórias no tempo.
Em Setembro de 2020 convidam as amigas, também actrizes, Ni Fernandes e Patrícia Queirós e decidem desenvolver um novo espectáculo. Candidataram-se ao programa Garantir Cultura e construíram Contilhices.
CONTILHICES é o primeiro espectáculo com as quatro Contilheiras ao mesmo tempo em palco. É um passeio pelas pérolas da língua portuguesa feitas de palavras picantes para resumir conceitos ou ideias populares em espelho com formas literárias, mais ou menos eruditas, com o intuito de fazer pensar. Provérbios, ladainhas, cantigas e cantilenas, expressões, máximas e passagens das grandes obras dos autores portugueses deste e doutros séculos, numa viagem onde se cruzam tanto com o vernáculo de Bocage como com as ordinarices cheias de saber empírico da Dona Rosa da ribeira.
Se dizemos palavrões em cena? Dizemos, pois. Mas descartamos o título de malcriadas! Venham descobrir porquê!
Texto e direcção – LINDA RODRIGUES
Interpretação – JOANA TEIXEIRA, LINDA RODRIGUES, NI FERNANDES e PATRÍCIA QUEIRÓS
Produção Executiva – INÊS CARDOSO
Figurinos – NI FERNANDES
Design – JOSÉ GALVÃO
Parceria – ANA GUIMARÃES/JEWELS DON’T SHINE (jóias personalizadas usadas em cena)
Apoio – MIRA ARTES PERFOMATIVAS, PLEBEUS AVINTENSES
Parceiro Institucional – REPÚBLICA PORTUGUESA / MINISTÉRIO DA CULTURA

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191