Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Conversa com Eliane Velozo sobre o projeto “Senha Aberta”

11 Jun, 2019

Esta conversa que vai acontecer no MIRA FORUM com a artista, curadora e fotógrafa Eliane Velozo convoca momentos históricos marcantes no seu país de origem, o Brasil, e noutros incluindo Portugal. As imagens e canções icónicas que marcaram momentos revolucionários de rutura contam o passado e inscrevem o presente. A artista sintetiza o sentido do seu projeto “Senha Aberta”:

“O projeto Senha Aberta foi germinado em 2013, para apaziguar meus sentimentos de ‘inutilidade das lutas políticas’. Estes sentimentos foram causados pelas inconstâncias e fragilidades das democracias, pela falta de entendimento da democracia como processo e não como forma de governo, pelas utopias como um horizonte aberto, e pelo crescimento avassalador das formas unilaterais de globalização. Compreendo que não estão sendo globalizados os seres humanos.
Ao buscar entender o que acontece, me deparo com minhas próprias memórias do período da ditadura cívico-militar-empresarial do Brasil (1964-1985), e com os acontecimentos, no mesmo período, em diversos países.

Usei, como delimitadores do projeto, oito canções que cantávamos, e usávamos de certa maneira como senhas, nas lutas pela redemocratização do Brasil.
As canções são: ‘
Grândola, Vila Morena’ (Portugal);
‘Los Hermanos’ (Argentina);
‘Gracias a la vida’ (Chile);
‘Nkosi Sikelel’i Africa’ (África do Sul);
‘Guantanamera’ (Cuba);
‘We shall not be moved’ (Vietname);
‘A internacional comunista’ (Rússia);
‘Para não dizer que não falei das flores’ (Brasil).

Os momentos históricos selecionados para o projeto são: a Revolução dos Cravos, as ditaduras cívico-militares-empresariais da Argentina, Chile e Brasil, as revoluções Cubana e Russa, as lutas antiapartheid e a Guerra Americana no Vietname.
Com um estandarte, construído em tecido, contendo as oito bandeiras dos oito países, percorro esses países e faço fotografias em lugares significativos para meu discurso.

Na conversa proponho falar sobre como o projeto foi germinado, como vem sendo desenvolvido, e suas conexões com a atual situação política no Brasil e no mundo.
Os conceitos que permeiam o projeto, entre outros, são: História, colonização, imperialismo, utopias, democracia, ditadura, lutas populares, revoluções, racismo, arte e política.

O projeto pode ser visto no site abaixo, e contém informações históricas, mapas, rotas, vídeos, entrevistas, fotografias, poemas e outros escritos, em forma de diário, produzido nas residências artísticas já realizadas para o projeto (Portugal, – em Grândola/2014 – Argentina, Chile, África do Sul, Cuba – estes já no site. Vietnã, realizada pesquisa e produção de conteúdos. Rússia – residência artística, São Petersburgo – abril/junho 2019, e Brasil.

Proponho apresentar as minhas falas, imagens estáticas e pequenos vídeos do projeto, relacionando o passado e o presente de forma dinâmica.

Eliane Velozo, abril 2019.
www.senhaaberta.elianevelozo.com

Breve nota biográfica
Eliane Velozo é uma artista, curadora, fotógrafa e escritora brasileira. Nasceu em 1952, tendo vivido a sua adolescência e juventude em plena na ditadura militar (1964-1985). Tem vindo a desenvolver uma pesquisa multidisciplinar em grande escala chamada “Senha Aberta” que envolve fotografias e entrevistas que demonstram a influência dos contextos culturais e políticos das décadas de 1960 e 1980, em particular, a Guerra Fria. Este projeto abrange Portugal, Argentina, Chile, África do Sul, Cuba e Rússia.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191