Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Conversa sobre projetos fotográficos _ José Farinha | Teresa Lamas Serra

Jan 12

Conversa sobre projetos fotográficos dos autores do MIP_OFF Sessão_5
O MIP – Mês da Imagem do Porto – levou-nos a dedicar o MIRA ONline, aos autores que expuseram neste ciclo de fotografia.
Em cada sessão, dois autor@s apresentam os seus projetos e podem (ou não!) pô-los em diálogo.
Na 5ª sessão, José Farinha e Teresa Lamas Serra conversam sobre os projetos que apresentaram no contexto do MIP_OFF.
José Farinha
“Próxima paragem”
O que nos espera na próxima paragem? Inevitavelmente uma dinâmica urbana na qual coexistem diferentes momentos: os de passagem, os de transição e os de paragem, de espera. Estas imagens espelham esta realidade e pretendem partilhar consigo o sonho de outras paragens.
Teresa Lamas Serra
“Retratos e Ofícios”
Mercado da Foz do Douro: as pessoas, os ofícios, o ambiente.
“Mercado fundado em 1944, combina lojas de restauração com o tradicional mercado de frescos”
Os protagonistas deste projecto são os comerciantes e/ou funcionários do mercado, enquadrados nos seus ambientes de trabalho.
Os registos fotográficos foram delineados tendo como ambição ir ao encontro de uma linha estética mais artística e improvável.
Entreviu-se aqui uma oportunidade de aproximar, humanizando, todos estes pequenos espaços ‒ que afinal são apenas um ‒, onde cada lojista poderá ter uma ou várias histórias para contar.
As fotografias serão colocadas nas montras das lojas com o objetivo de provocarem conversas e interações entre os residentes do mercado (lojistas e demais colaboradores) e os seus visitantes (público em geral).
Questionar, surpreender, emocionar, contemplar.
TRNASMISSÃO DIRETA:
LIVE na página do facebook
ID da reunião: 820 4739 9375
Senha de acesso: 410974
NOTAS BIOGRÁFICAS
JOSÉ FARINHA nasceu no Porto onde se formou em engenharia de minas. Em 2007 muda-se para Londres, cidade onde viveu durante 12 anos e onde se dedica em exclusivo à fotografia. Desde então, tem colaborado em diversos projetos artísticos de apoio às comunidades de refugiados e intercâmbios culturais. Em paralelo, é através das viagens que faz que encontra matéria prima para as exposições e para os livros de fotografia que se encontra no presente a realizar. Eterno curioso, fascina-o descobrir os lugares e as pessoas, olhando os pequenos momentos do dia a dia que estão na génese do que nos liga a todos enquanto humanidade, independentemente das distâncias geográficas, sociais e culturais. Interessa-lhe desconstruir paradigmas e preconceitos, expressando e refletindo em simultâneo as suas preocupações sociais e políticas, que se encontram na base de tudo que faz.
TERESA LAMAS SERRA, natural de Lordelo, Paredes, residente no Porto há mais de 30 anos. Licenciada em Ciências Religiosas da Faculdade de Teologia, UCP, Porto, Curso Profissional de Fotografia, IPF, Porto, Formação em Filosofia para Crianças e Jovens, FLUP
Com experiência em trabalho educativo no âmbito das artes visuais com crianças e seniores
Exposições de fotografia desde 2004, individuais e coletivas (fotografia de autor, documental e fotografia de viagens)
Apaixonada pelo ensino, pela arte, por viagens e por Portugal

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191