Conversa sobre projetos fotográficos dos autores do MIP_OFF Sessão_4
Em tempo de MIP – Mês da Imagem do Porto – dedicamos o programa do MIRA ONline, aos autores que expõem neste ciclo de fotografia.
Em cada sessão, dois autor@s apresentam os seus projetos e podem (ou não!) pô-los em diálogo.
Na 4ª sessão, Adelino Marques e Severine Morizet apresentam os projetos que expõem no contexto do MIP_OFF:
ADELINO MARQUES
“pelos caminhos das pedras – Lavadores (lenda da pedra-moura)”
Sinopse: “Pelos caminhos das pedras” é um conjunto de séries fotográficas a preto e branco, de locais onde as pedras – pelas suas formas, pelas suas dimensões, pelas histórias e lendas que encerram – assumem um destaque na paisagem.
Esses lugares tão diferentes entre eles – quer geográfica quer morfologicamente -, assumem nestas séries a sua própria identidade num registo fotográfico que se quis idêntico.
Lavadores é o local de uma das séries do projeto “pelo caminho das pedras” e que aqui apresento. Lugar que para além de ser geologicamente rico, tem uma curiosa lenda associada às suas pedras:
Lenda da Pedra Moura
SÉVERINE MORIZET
“Em suspensão”
Fotografar com uma câmara escura é iniciar uma viagem no tempo para captar melhor a sua essência. Da paisagem imaginária ao autorretrato, as fotografias de Séverine Morizet são impregnadas de poesia num ambiente intimista onde o tempo parece suspenso.
Exposição do projeto:
Centro Comercial de Cedofeita | loja “Desvenda” | piso superior
Até 31 de dezembro
NOTAS BIOGRÁFICAS
Adelino Marques
Nasceu em Gondomar, onde reside. Iniciou o contacto com a fotografia no final dos anos setenta, na Faculdade de Medicina do Porto, tendo sido um dos colaboradores do departamento de fotografia da Associação de Estudantes. Frequentou o curso livre de fotografia da Cooperativa Árvore nessa mesma época e mais tarde o Instituto Português de Fotografia – Porto. Tem exposto regularmente o seu trabalho quer individual quer coletivamente, nomeadamente em Portugal, Espanha, França, Itália, Polónia, Chéquia, Finlândia e Estados Unidos.
Séverine Morizet
… é uma artista e designer gráfica francesa. Ela vive e trabalha no Porto desde 2017. Estudou artes aplicadas numa escola de comunicação visual em Paris e especializou-se na criação de « beaux-livres » para editoras francesas renomeadas onde a fotografia ocupa um lugar privilegiado.
Frequentou outros cursos de formação como a programação neurolinguística, hipnose ericksoniana e arteterapia que liga a sua formação artística e o trabalho de apoio à pessoa que ela desenvolve em consultas no Porto.
Mais recentemente, Séverine descobre a fotografia Pinhole e apaixona-se por esta ferramenta que lhe permite explorar a realidade numa outra relação com o tempo, a luz e o movimento.