Conversa sobre projetos fotográficos dos autores do MIP_OFF Sessão_5
Em tempo de MIP – Mês da Imagem do Porto – dedicamos o programa do MIRA ONline, aos autores que expõem neste ciclo de fotografia.
Em cada sessão, dois autor@s apresentam os seus projetos e podem (ou não!) pô-los em diálogo.
Na 5ª sessão, João Pimentel Alves e Manuela Vaz apresentam os projetos que expõem no contexto do MIP_OFF
JOÃO PIMENTEL ALVES
“Porto Windows”
“Todas diferentes, todas iguais”, assim são as janelas representadas neste projecto “Porto Windows”. As janelas são todas diferentes mas todas elas iguais na sua beleza e forma de deixar mais bonito o edifício em que se encontram.
(…) Pretende-se que o visitante se sinta, ao percorrer o percurso expositivo, numa verdadeira rua da cidade, ladeado de janelas típicas e se questione sobre os mistérios, vidas e histórias que se escondem por trás delas.As janelas trazem à memória pedaços da nossa História. Contam histórias.
(…) No fim, deixar uma mensagem de esperança para abrir as janelas da vida, porque quando se fecha uma porta abre-se sempre uma janela.
Ao encontrar a loja 78, o visitante vai sentir curiosidade de espreitar pela janela e entrar pela porta onde todo um mundo de diferentes janelas se revela ao seu olhar e imaginação.
Local expositivo: Centro Comercial de Cedofeita
MANUELA VAZ
Esta história começa com uma mulher nascida em 1914 numa aldeia perdida nas faldas do Marão, com uma estrada para lá chegar e a mesma para de lá sair, e que desafiou o destino que lhe era suposto. Estudou, foi empresária e professora.
Interessa-me a sua história para além da que ficou nos corações de quem privou com ela.
Procuro também que, através dela, sejam homenageadas todas as mulheres portuguesas que, em tempo de ditadura desafiaram o destino e foram mais além.
Nota: Esta instalação/exposição deriva de um livro de autor que estou a construir: “Cortinas de Seda”.
Local expositivo: BUuh! e etc
NOTAS BIOGRÁFICAS
João Pimentel Alves
Sou o João Carlos, nasci no Porto em 1992 e, tenho paralisia cerebral ligeira.
Sou apaixonado pelas Artes em geral e pela fotografia em particular
Depois de completar o Curso Tecnológico de Comunicação Multimédia, frequentei o Curso Profissional de Fotografia (2013/2015) no IPF – Instituto Português de Fotografia do Porto.
Participei em exposições colectivas de fotografia e recebi prémios de mérito em 2 anos consecutivos. Estagiei na área da fotografia documental no CPF-Porto, sob a orientação Professor Doutor José Alexandre Cardoso Marques, da Universidade de Coimbra, num Projeto de Exposição sobre a emigração portuguesa, fotografia e imagens em movimento versus acervo histórico para a diáspora.
2º Prémio do concurso “CP-Movimento em Imagens” (2019). Obtive o Prémio Fernando Távora pelo trabalho “Porto Windows”
No momento, encontro-me a desenvolver o Projeto “Douro Valley” e “Porto Windows”.
Manuela Vaz
1958, Porto.
Geógrafa de formação, tem a fotografia como forma de expressão para contar histórias.
Fez formação no Instituto Português de Fotografia, em 2006. Em 2018 concluiu o Master em Fotografia Artística no Instituto Português de Comunicação e Imagem (IPCI).
Desenvolve trabalho em mais do que um eixo: a dança/movimento; os processos fotográficos alternativos; o arquivo fotográfico, sobretudo o arquivo pessoal e de família. À imagem fotográfica tem vindo a juntar a produção de livros de artista/autor e o vídeo.
Expõe regularmente os seus trabalhos desde 2000, em exposições individuais e colectivas um pouco por todo o Portugal, e no estrangeiro. A referir: Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Luxemburgo, Rússia e Sérvia.
Tem trabalho publicado em livros e em revistas da especialidade, e obras suas em colecções privadas.