Pauliana Valente Pimentel vive em Lisboa, viaja e expõe regularmente, em Portugal e no estrangeiro, desde 1999, sendo reconhecida e premiada pelo trabalho que tem realizado, sobretudo na área da fotografia e do vídeo.
No âmbito de um trabalho desenvolvido durante uma residência artística, em 2017, em parceria com o Festival Tremor, o Festival Walk & Talk e a galeria Fonseca Macedo – Arte Contemporânea (Ponta Delgada), Pauliana Valente Pimentel produz a série fotográfica, que dá origem a uma exposição patente no MIRA FORUM no âmbito do MIP – Mês da Imagem do Porto e a um livro. O trabalho que apresenta assenta numa linha de continuidade com outros projetos anteriormente desenvolvidos
A exposição, “O Narcisismo das Pequenas Diferenças”, apresenta uma narrativa visual centrada na vivência de alguns jovens açorianos. A temática dominante é o território insular, com preponderância nos comportamentos, na procura do belo e nas múltiplas situações do quotidiano onde se abordam conceitos como diferença, tolerância ou transgressão. As pessoas fotografadas pela autora questionam a “diferença” numa imagética distante do preconceito.
Nesta sessão teremos oportunidade de falar sobre este projeto concretizado na exposição e no livro com o mesmo nome, publicado pelo Arquivo Fotográfico Municipal.
ID da reunião: 835 1930 3030
Senha de acesso: 181634