Manuel Valente Alves é o nosso convidado e vai apresentar o livro “Porto Atlas – Um Livro de Fotografia”
– que lançou no MIRA FORUM a 13 de novembro. É assim uma oportunidade de levar o livro mais longe, a mai gente!
O Porto Atlas é uma reflexão pessoal sobre a cidade do Porto através de 18 passeios fotográficos pela cidade, que configuram um atlas, um mapa, um universo local e ao mesmo tempo global, marcado pela beleza, pela estetização do espaço público (os edifícios, as praças, as ruas, os jardins, as esculturas, as pontes, os túneis, os viadutos e vias de comunicação…), um mundo fotogénico que procura atrair os que nela habitam e os de fora, ligando o passado, que Maria do Carmo Serén tão bem traduz num ensaio narrativo, com o presente, o local com o global, a subjectividade com a objectividade, a natureza com a cultura, através de novos espaços de circulação e de sociabilização, sem perder a sua identidade histórica, relacional e estética.
NOTA BIOGRÁFICA
Manuel Valente Alves (Abrantes, Portugal) vive e trabalha em Lisboa. É formado em Medicina pela Universidade de Lisboa. O seu trabalho como artista visual tem-se desenvolvido em torno do conceito de paisagem, problematizando as relações desta com o corpo, a memória e a política. Utiliza uma grande variedade de técnicas e suportes (pintura, desenho, fotografia, vídeo, filme e instalação) através dos quais cria séries, exposições e outros projetos, nomeadamente para edição em livro, DVD e na web.
Desde 1983, realizou cerca de três dezenas de exposições individuais e participou em mais quarenta exposições coletivas em importantes museus, galerias e outras instituições culturais, dentro e fora de Portugal. A sua obra visual encontra-se representada em numerosas coleções privadas, museus, bibliotecas e outras instituições culturais.
O seu interesse pelo pensamento e prática interdisciplinares tem-no levado a desenvolver, paralelamente à sua prática artística, trabalho de investigação e de curadoria nas áreas da história, da filosofia e da museologia, ligando arte, ciência, medicina e cultura visual. Neste âmbito, é autor, editor e coeditor de cerca de duas dezenas de livros, tem feito palestras, a convite de universidades, museus, sociedades científicas e outras instituições culturais, em Portugal e no estrangeiro, e organizado colóquios e conferências interdisciplinares. Foi comissário de mais de uma dezena de exposições institucionais.