Celebrámos o solstício de inverno acolhendo a sessão das curtas metragens. Pelo sétimo ano (!), voltámos a comemorar o Dia Internacional das Curtas Metragens em parceria com o Shortcutz Porto e a Super 9 Mobile Film Fest.
Depois de cumprido o programa de projeções, seguiu-se uma conversa com o público.
Voltaremos para o ano sem as atuais restrições e retomando o tradição do doce convívio de Natal
PROGRAMA:
– DE MARIA (Ana Moreira)
“De Maria”, foi um dos filmes vencedores da edição do Mobile Film Fest dedicado ao empoderamento feminino e está em competição na 7ª edição do Super 9 Mobile Film Fest. Esta curta-metragem é uma carta dos jovens às gerações futuras sobre o papel da mulher na sociedade e como todos são responsáveis pelo seu empoderamento. Qual será o futuro da Maria?
– THE WORD (Jefferson Donald)
“The Word”, foi o filme vencedor da categoria experimental da 6ª edição do festival Super 9 Mobile Film Fest, um filme experimental que usa Spoken Word e imagens icônicas para explorar a experiência negra na América, especialmente no que se refere ao sistema de justiça.
– O INTRUSO (Hugo Pinto)
“O Intruso”, foi um dos filmes que esteve na 6ª edição do Super 9 Mobile Film Fest. Sinopse: A única função do espelho é não refletir uma imagem; Se a alma se torna espelho perfeito, ela participa da imagem e por meio dessa participação sofre uma transformação. Há, portanto, uma configuração entre o sujeito contemplado e o espelho contemplativo. (Chevalier, 2001, p. 396).
– DIREITO À MEMÓRIA (Rúben Sevivas)
Durante os 48 anos de ditadura, em Portugal, muitos foram os que se opuseram ao regime. Contudo, nenhum teve a ousadia ou o impacto do General Humberto Delgado, candidato às presidenciais em 1958 pela oposição. No dia 22 de maio do mesmo ano, o General proferiu o célebre discurso com que encerrou o comício de chaves, no Cine-Parque. A PIDE destruiu os registos de voz do General, depois da campanha eleitoral, exceto este. A gravação sobreviveu por ter sido enterrada num quintal durante vários anos. O discurso resistiu ao tempo, o Cine-Parque não…
– ABEBA (Zelalem Woldemariam)
“ABEBA” é um filme sobre expectativas, desilusões e sobre ver as coisas como elas realmente são. Uma bebé é abandonada pela mãe num parque de estacionamento em Addis Ababa.
A menina cresce com o sonho de voltar para junto da sua família. Aos 18 anos decide procurá-la e atravessa a Etiópia para a reencontrar. Mas o que encontra não é exatamente o que procurava.