“A In-Libris, em parceria com a galeria MIRA FORUM apresenta a exposição que torna pública a obra de Bernardino Pires (1901-1977). Falamos de um notável fotógrafo quase desconhecido e autor de um magnífico retrato da cidade do Porto dos anos 50 / 60 do século XX. Este acervo, na sua quase totalidade inédito ou minimamente divulgado, compõe-se de imagens de pendor marcadamente neo-realista que revelam a cidade social, urbana e etnográfica através de um olhar inusitado com recurso a enquadramentos e luminosidades invulgares na sua época.
Pretendem os herdeiros do fotógrafo e a editora In-Libris divulgar e fomentar o estudo deste espólio composto por mais de 10 000 matrizes fotográficas a cores e a preto e branco de suporte negativo e diapositivo em formatos de 6×6, 6×9 e 35 mm.
(…) É, sem dúvida, a cidade do Porto o palco que Bernardino Pires escolhe para o desenvolvimento do seu trabalho. O rio Douro, as pontes, os comboios, o trabalho, as crianças e os velhos, a cidade nocturna, são o alvo que os olhos do fotógrafo procuram.
(…) A qualidade artística e documental do acervo Bernardino Pires justifica, por si só, a responsabilidade de o divulgar. Dispõe-se a In-Libris, no seguimento de outras iniciativas editoriais na área da publicação de fotografia portuguesa, dar corpo a este projecto assumindo o papel de editora de mais um tesouro escondido.” (Paulo Gaspar Ferreira)
PROGRAMA ASSOCIADO À EXPOSIÇÃO:
26 de março
Performance | Tânia Dinis
CONVERSAS com Catarina Ginja
2 de abril | 17:00
Hermano Marques
Ricardo Fonseca
Viana Basto
9 de abril | 17:00
Álvaro Domingues
Pedro do Carmo Pacheco
16 de abri | 17:00
João Habitualmente
Paulo Moura
23 de abril | 17:00
Apresentação do livro
“A Cidade do Porto na obra
do fotógrafo Bernardino Pires”
José Eduardo Reis | Maria Luísa Malato | Mário Augusto
Exposição patente de 26 março a 30 abril
Apoios:
COMPETE 2020; PORTUGAL 2020; União Europeia – Fundo de coesão.