Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Hope

14 Abr, 20218 Mai, 2021

O fotógrafo Alfredo Cunha foi convidado pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia a apresentar um trabalho em que retratasse a situação social de Portugal. A exposição “Hope” é a resposta: 150 imagens divididas em quatro blocos – juventude, trabalho, COVID-19 e paisagem – que nos trazem o país desde a década de 1970 até aos nossos dias.
É em forma de diaporama que se apresenta “HOPE” no número 149 de Miraflor.
Estamos contentes por acolhermos mais uma vez o trabalho de Alfredo Cunha!
“Juventude
O trabalho foi desde o início pensado para ser apresentado em formato virtual, e Alfredo Cunha quis começar “por retratar a juventude numa altura em que a conjuntura estava favorável”.
Trabalho
Em seguida, as fotografias aludem ao trabalho e ao tecido produtivo. Subitamente, assiste-se a um país em suspenso pelo irromper da pandemia de COVID-19. Aqui, “são mostradas fotografias dramáticas, muitas delas no âmbito hospitalar, que pretendem refletir o esforço que se fez para acudir à emergência sanitária”.

COVID–19
Contudo, não querendo perpetuar a imagem de “um país maniatado pelo medo”, o bloco dedicado à pandemia termina com a imagem de uma enfermeira sorridente, aludindo à promessa de dias melhores.

Paisagem
Depois, assiste-se à transição para a área da paisagem, que começa com uma visão da Praça do Comércio, em Lisboa, completamente vazia, e que vai evoluindo lentamente para um retomar da normalidade. O trabalho documental acaba com uma criança na margem de um rio, “a olhar para o futuro; um momento esperançoso, e que também tem por intenção encorajar a que pensemos na nossa relação com a Natureza”.

Nota biográfica
Alfedro Cunha nasceu em 1953, em Celorico da Beira. Em 1970, iniciou a carreira profissional em fotografia publicitária e comercial, estreando-se, no ano seguinte, como fotojornalista em vários jornais e agências noticiosas.
Foi fotógrafo oficial dos presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, e recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. Do seu percurso, destaca-se a série de fotografias dedicadas ao 25 de Abril de 1974.
São incontáveis as exposições realizadas e os prémios obtidos


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191