Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Intentos: Variações expressivas sobre um mesmo motivo

18 Out, 201819 Out, 2018

INTENTOS: Variações expressivas sobre um mesmo motivo

“Um projeto que não é um projeto”

Uma tentativa de realçar o campo comum que resulta da intersecção de diferentes expressões artísticas e, com isso, desenhar uma narrativa única. “INTENTOS” propõe-se a aumentar e diversificar a quantidade e os variados tipos de estímulos a que uma performance nos expõe. Decide, por isso, explorar o panorama artístico actual da cidade do Porto, tendo como pilar um ramo estético específico e unificador dos diferentes elementos que constituem a experiência.

Nesta primeira edição, o INTENTOS agrega artistas portuenses das áreas do Teatro e Música, de maneira a recriar um ambiente estético de cariz sombrio, experimental e cru. Os três diferentes projectos apresentam, portanto, este mesmo carácter como ponto de trabalho coincidente e expõe o Espaço MIRA como hospedeiro deste programa.

Equipa de Projeto
Produção: Marco Ferreira
Co-produção: Gonçalo Tavares
Diretor Técnico: Marco Ferreira
Direção de Cena: Mariana Barros
Técnico de Som: Marco Ferreira
Técnico de Luz: Pedro Abreu
Maquinista: Pedro Coutinho

1 – ARTES CÉNICAS
21:00
“Sonhei que pesquei o gato branco com linha e anzol ”
– 1ª parte (40’)

22:30
Sonhei que pesquei o gato branco com linha e anzol | Artes Cénicas
– 2ª parte (40’)

Sonhei que pesquei o gato branco com linha e anzol toma a forma de um ensaio sobre o sono de estar só. Este é o repto a que nos queremos entregar, por entre um e outro corpo em desatino: o auscultar do cárcere a que nos confina à interminável espera pelo fim.
E de quantos fins é feito o Fim?
Pensamos na morte mas continuaremos vivas no epicentro do quotidiano dos varandins em redor, no burburinho dos estendedores de roupa, no azul olhar da rapariga do segundo defronte e no ronronar alto do gato branco que nos espia de noite.
Sonhei que pesquei o gato branco com linha e anzol serve de arena a dois corpos em disputa com o não-silêncio, dois corpos que interpelam díspares imaginários e que, sem pudor, neles mergulham até ao sufoco. Antes que o aborrecimento universal dite o fim de todos os fins, deixem-nos ver a grande queda em voo do gato branco.

MÚSICA
21:45
FRANCISCO OLIVEIRA | Música
Francisco Oliveira apresenta um projecto a solo de improvisação em que ataca a guitarra elétrica procurando nela o arquétipo de meio expressivo. Depois de lançar “On the Act Of Reminding” no presente ano pela sua editora Edições Fauve e de sensivelmente um ano a tocar com Terebentina, entrega-se a um dialogo-batalha com o seu primeiro instrumento. A exploração sónica das suas guitarras preparadas acaba por desenhar um ambiente contemplativo e cinemático.

23:15
BLANC MOTIF | Música
Projeto de musica electrónica sediado no Porto, do qual fazem parte André Miranda e Rodrigo Ferreira. Influenciados pela música electrónica experimental e pelo techno, Blanc Motif procuram criar uma atmosfera sonora envolvente e sempre em evolução. Apresentam o seu primeiro EP, Nature Morte.


Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191