Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

João Pedro Azul (Flan de Tal) conversa com autores da coleção elemeNtário

Jul 2

João Pedro Azul, o editor da Flan de Tal, convida alguns dos autores da Colecção elemeNtário para uma conversa cheia de química e poesia. A conversa acontece no dia 2 de julho pelas 17h no MIRA FORUM.
elemeNtário
flanzine | flan de tal
Em 1869, o cientista russo Dmitri Mendeléev criou uma carta para cada um dos 63 elementos químicos conhecidos. Em cada uma o seu símbolo, a sua massa atómica e as respectivas propriedades químicas e físicas. Dispondo as cartas sobre uma mesa, organizou-as em ordem crescente de massas atómicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes. Eis assim materializada a primeira Tabela Periódica.
Na celebração destes seus 150 anos, em 2019, a Flan de Tal e a Flanzine juntaram-se à festa (mesmo sem convite) criando uma colecção de poesia — elemeNtário —, onde cada autor é desafiado a escrever a partir de um dos actuais 118 elementos da Tabela. Desta forma, vemos a nossa cozinha transformada em laboratório poético. A mesa está posta. E nela já podem encontrar os primeiros dez convidados (do último para o primeiro):
— Oxigénio: Catarina Santiago Costa;
— Cobalto: Miguel Marques;
— Fósforo: Ana Pessoa;
— Criptónio: Jorge Aguiar Oliveira;
— Manganês: Beatriz de Almeida Rodrigues;
— Hidrogénio: Maria Brás Ferreira;
— Carbono: Alex Gozblau;
— Estrôncio: Ricardo Tiago Moura;
— Cloro: Gabriela Gomes;
— Tântalo — Alberto Lins Caldas
www.flanzine.com — info@flanzine.com

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191