Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

LAGARTOS, LAGARTOS – Ana Fernandes

Jan 8Fev 12

LAGARTOS, LAGARTOS de Ana Fernandes com a fotografia de Renato Roque, “Lagartos no Serro. Onde haveria de ser?” e  com o “Lagartário e Palavrário” de PAM

Em rigor, desta vez, tudo começou com os lagartos da Ana Fernandes. Um ano sem as festividades do Entrudo Lagarteiro deu-nos tempo e reforçou-nos a energia.
Os lagartos são seres que nos seduzem. Mas que muitas vezes também nos amedrontam. O que não surpreende, se tivermos em conta estarmos perante seres muito anteriores à nossa pré-história que, porventura, despertam medos antigos, transmitidos pela nossa herança genética.
Animais primevos.
Estamos perante seres reais, que podemos encontrar quando cruzamos a paisagem de Vilar de Amargo, mas que nos parece não poderem existir.
É certo que tínhamos já o Entrudo das Viúvas e tínhamos já a Terra dos Lagartos, mas esses bichos encantatórios, que a escultora molda com pedaços da sua e das nossas memórias, que tece e borda com restos das nossas infâncias, obrigaram-nos a viajar por novos territórios, por territórios por desbravar.
Há muito que conhecíamos o trabalho escultórico de Ana Fernandes, quer de joalharia quer na construção de novos seres, tecidos com fragmentos de recordações antigas; mas não conhecíamos estes seus lagartos, que ela apenas mostrara uma vez, na SNBA (Sociedade Nacional de Belas Artes), em Lisboa. E quando os fitámos pela primeira vez, eles hipnotizaram-nos. Tínhamos uma viagem a fazer com eles, no sentido metafórico, mas também físico.
Levámos os lagartos connosco e soltámo-los no Serro. Felizes, treparam às rochas e estenderam-se ao sol.
O PAM libertou as letras num campo de papel e enlagartou-as.
No MIRA FORUM os lagartos estarão à nossa/vossa espera, para depois os levarmos para Vilar de Amargo, para a sua Terra.
E com os lagartos viajam as viúvas de Ana Fernandes. Viajam à procura das viúvas que naquele território mágico, enquadrado pelos rios Côa, Águeda e Douro, velam e choram o Entrudo, que vai ser queimado, para que de novo a Primavera rompa e um novo ciclo aconteça.
Programa Lagarteiro no MIRA FORUM:
sáb, 8 jan, 16:00
Abertura da exposição acompanhada pela gaita de foles de Abílio Topa
sex, 14 jan / 21h30
Apresentação do livro “Histórias do Lagarto” de Renato Roque por Catarina Ginja; RAP do Lagarto por Ana Deus; projeções de acetatos lagarteiros por PAM
sáb, 22 jan, 21h30
Conversa sobre lagartos com a artista plástica e antropóloga Angélica Lima Cruz e a bióloga Catarina Pinho
sáb, 12 fev / 17h
Intervenção artística de Rute Rosas “EmTudo Revelação”

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191