Lançamento do livro “As longas noites de Caxias” de Ana Cristina Silva no MIRA.
Apresentação por João Gobern.
SINOPSE
Quem foi a mulher que mais subiu na hierarquia da PIDE e o que alimentava a sua extrema crueldade? Leninha viveu com deleite as suas noites em Caxias, como agente e torturadora. Dentro das celas, o seu coração exultava a cada bofetada e insulto proferido. Embora viesse a esquecer o nome da maioria das detidas, lembraria com prazer a sua expressão de terror. De Laura, curiosamente, nunca se esqueceu. Sempre questionou de que fibra seria feita a jovem alentejana que nunca vergou perante pancada e insultos. Quando ambas se reencontram em tribunal, tudo mudou. Mas as feridas da Ditadura jamais se apagarão.
EDITORA: Edições sem nome
DADOS BIOGRÁFICOS
ANA CRISTINA SILVA
Ana Cristina Silva nasceu em Lisboa e é docente universitária no ISPA-IU. Doutorada em Psicologia da Educação, especializou-se na área da aprendizagem da leitura e da escrita, desenvolvendo investigação neste domínio com obra científica publicada em Portugal e no estrangeiro. Publicou até ao momento onze romances: Mariana, Todas as Cartas (2002), A Mulher Transparente (2003), Bela (2005), À Meia-luz(2006), As Fogueiras da Inquisição (2008), A Dama Negra da Ilha dos Escravos (2009), Crónica do Rei-Poeta Al-Mu’Tamid (2010), Cartas Vermelhas (2011, selecionado como Livro do Ano pelo jornal Expresso e finalista do Prémio Literário Fernando Namora), O Rei do Monte Brasil (2012, finalista do Prémio SPA/RTP e do Prémio Literário Fernando Namora, e vencedor do prémio Urbano Tavares Rodrigues), A Segunda Morte de Anna Karénina (2013), finalista do Prémio Literário Fernando Namora 2013.
O seu romance A Noite não É Eterna (2016) venceu o Prémio Literário Fernando Namora 2017. Em 2018, publicou, com a Parsifal, o seu mais recente romance, Salvação. As noites mis longas de Caxias é o seu décimo terceiro romance com a chancela da Planeta.
JOÃO GOBERN
João Gobern Sotto-Mayor (5 de Agosto de 1960), é um jornalista, crítico de música e comentador desportivo português.. Biografia. Filho de Appio Sotto-Mayor (3 de Fevereiro de 1937) e de Maria Violante Gobern y Rodrigues (19 de Janeiro de 1928 – 8 de Novembro de 1995), de ascendência Espanhola.. Iniciou a sua carreira no jornal A Capital e na revista Música & Som.