Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Lançamento do livro sobre a obra de Bernardino Pires

Abr 23

O lançamento do livro “A Cidade do Porto na obra do fotógrafo Bernardino Pires” é um dos momentos mais marcantes do projeto sobre um fotógrafo pouco divulgado junto do público.
A exposição patente de 26 março a 30 abril no MIRA FORUM e as três conversas que aí aconteceram nos sábados à tarde trouxeram um novo olhar para a história da fotografia em Portugal, um renovado olhar sobre a cidade. Este livro certifica-o!
O livro, para além das fotografias a preto e branco do autor, contam com textos de Ana Luísa Amaral, Mário Cláudio, Duarte Belo, Fernando Guimarães, João Habitualmente, Pedro Mexia, Regina Guimarães entre outros.
A apresentação estará a cargo de José Eduardo Reis, Maria Luísa Malato e Mário Augusto.
A edição é da In-Libris
Apoios: COMPETE 2020; PORTUGAL 2020; União Europeia – Fundo de coesão.
NOTAS BiOGRÁFICAS
JOSÉ EDUARDO REIS é doutorado em Literatura Comparada, professor associado na UTAD e investigador no Instituto Literatura Comparada Margarida Losa, da FLUP. Publicou 30 artigos em revistas especializadas. Possui 21 capítulo(s) de livros, 2 livros editados, 2 livros coeditados e 2 livro(s). Participou em 26 eventos académicos no estrangeiro e 68 em Portugal. Atua na(s) área(s) de Humanidades com ênfase em Línguas e Literaturas e em Estudos Gerais da Literatura. No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Literatura Portuguesa; Literatura Inglesa; Literatura Comparada; Teoria da Literatura; Literature Studies entre tantos outros. É membro do corpo editorial das revistas académicas Letras Vivas, Nova Águia, Cultura entre Culturas e Atlante e membro do conselho consultivo internacional das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa.
LUÍSA MALATO é professora associada, com Agregação, na FLUP Com vários estudos sobre Utopia, Teatro e Retórica, a sua investigação debruça-se essencialmente sobre a literatura dos séculos XVIII e XIX. Tem Mestrado (Universidade de Coimbra) Doutoramento e Agregação (Universidade do Porto) em Literatura Comparada e Estudos Românicos. Numa perspetiva comparatística, os seus trabalhos visam comprovar a necessidade de uma prática que alargue o corpus de análise às relações que a Literatura estabelece com a Filosofia, os textos impressos com os textos manuscritos, os autores canónicos com os “menores”. É sócia da Sociedade Francesa de Estudos do Século XVIII. Membro ativo do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa e colaboradora do Instituto de Filosofia (UP) e Centro de Estudos de Teatro (UL), unidades financiadas pela FCT. Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Literatura Comparada (2013-2018). Coeditora da Revista online de Filosofia e Literatura Pontes de Vista.
MÁRIO AUGUSTO nasceu em 1963 no lugar de Espinho, V. Nova de Gaia. Jornalista desde 1986, autor e apresentador de vários programas nos canais SIC, TV Cine e RTP.Além da televisão, é colaborador de diversos jornais e revistas e cronista de rádio,tendo desenvolvido grande parte da sua atividade profissional na divulgação e análise do cinema. Foi fundador da SIC, realizou vários documentários e argumentos para televisão. É atualmente quadro da RTP.Autor de vários livros de cinema e não só.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191