LIVROS no MIRA propõe para a tertúlia de fevereiro o livro de Afonso Cruz ” O macaco bêbado foi à ópera”. Leia o livro e venha conversar connosco!
O livro é pequeno em tamnaho, é barato no preço mas é grande no conteúdo:
Número de páginas: 75
Preço: 3.50€
Editora: Fundação F. Manuel Santos
SINOPSE
“No início … houve um macaco espertalhão que desceu da árvore para comer frutos caídosno chão, mais maduros, logo mais doces, logo mais fermentados, isto é, com um leve cheirinho a álcool.
(…) A teoria que coloca o álcool na origem da evolução humana justifica a nossa insaciabilidade milenar. É dela que parte o escritor Afonso Cruz para este retrato inusitado da civilização acumuladora, gananciosa e um tanto louca na qual desembocámos.
Do macaco original à criação da cerveja, que impulsionou a sedentarização e cativou Jesus Cristo, assistimos ao desenrolar das consequências do consumo de álcool. da embriaguez à civilização, a nossa história nunca foi contada assim.”
(contracapa do livro).
Nota biográfica
Além de escritor, Afonso Cruz é também ilustrador, cineasta e músico da banda The Soaked Lamb. Nasceu em 1971, na Figueira da Foz, e viria a frequentar mais tarde a Escola António Arroio, em Lisboa, e a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, assim como o Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira e mais de cinquenta países de todo o mundo. Já conquistou vários prémios: Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2010, Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2009, Prémio da União Europeia para a Literatura 2012, Prémio Autores 2011 SPA/RTP; Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração 2011, Lista de Honra do IBBY – Internacional Board on Books for Young People, Prémio Ler/Booktailors – Melhor Ilustração Original, Melhor Livro do Ano da Time Out 2012 e foi finalista dos prémios Fernando Namora e Grande Prémio de Romance e Novela APE e conquistou o Prémio Autores para Melhor Ficção Narrativa, atribuído pela SPA em 2014. (wook)
PROGRAMAÇÃO:
Lúcia Montenegro Melo e Maria Odete Correia