“As Ondas” é considerada a obra de caráter mais experimental de Virginia Woolf devido à abordagem modernista que privilegia as personagens em relação à ação, recorrendo à corrente de consciência dos monólogos interiores, e diluindo as diferenças entre prosa e poesia.
Marguerite Yourcenar, que traduziu o romance para francês em 1937, descreveu-o assim:
““As Ondas “ é um livro com seis personagens, ou melhor, seis instrumentos musicais, pois consiste unicamente em monólogos interiores, cujas curvas se sucedem e entrecruzam com uma segurança que lembra a “Arte da Fuga” de Bach. Nesta narrativa musical, os breves pensamentos de infância, as rápidas reflexões sobre os momentos de juventude e de confiante camaradagem desempenham o mesmo papel dos allegri nas sinfonias de Mozart, abrindo espaço para os lentos andantes dos imensos solilóquios sobre a experiência, a solidão e a maturidade.
Tanto como uma meditação sobre a vida, As Ondas é um ensaio sobre a solidão. Trata-se de seis crianças, três raparigas, Rhoda, Jinny e Susan; e de três rapazes, Louis, Neville e Bernard, que vemos crescer, diferenciarem-se e envelhecer. Uma sétima criança, que nunca toma a palavra e que só conhecemos através das outras, é o centro do livro, ou melhor, o seu coração.”
Link da Zoom:
MIRAForum MiraGalerias está convidando você para uma reunião Zoom agendada.
Tópico: LIVROS no MIRA | “As Ondas” de Virgínia Woolf
Hora: 30 mar. 2021 09:30 da tarde Londres
ID da reunião: 914 8391 0357
Senha de acesso: 693139