Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

LIVROS no MIRA “O perigo de estar no meu perfeito juízo” de Rosa Mantero

Jun 27

* LER * LER * LER * LER * LER * | CONVERSA * CONVERSA *
A proposta de leitura do MIRA | ON para o mês de junho é a obra “O perigo de estar no meu perfeito juízo” de Rosa Mantero.
a AUTORA estará PRESENTE na sessão via Zoom e Live da página do MIRA | artes performativas.
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/84759872170
ID da reunião: 847 5987 2170
Não necessita de password
Sinopse
«Sempre soube que na minha cabeça alguma coisa não funcionava muito bem», diz-nos logo ao início Rosa Mantero. Voltando ao solo fértil que alimentou “A Louca da Casa”, esta sua convicção encontrou eco em estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo na observação da sua própria vida e nas biografias desses «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita, almas que transformaram o sofrimento pessoal em matéria literária. Sylvia Plath, Emily Dickinson e muitos outros estão presentes nestas páginas repletas de empatia pelos dramas humanos e, ao mesmo tempo, de admiração por toda a beleza daí resultante.
O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Mantero de misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da «normalidade» e o valor da diferença.
(Porto Editora)

NOTA BIOGRÁFICA
Rosa Mantero nasceu em Madrid em 1951. Como jornalista, colabora em exclusivo com o jornal El País, tendo obtido, em 1980, o Prémio Nacional de Jornalismo e, em 2005, o Prémio da Associação da Imprensa de Madrid, por toda a sua vida profissional. Com “A Louca da Casa” recebeu o Prémio Grinzane Cavour de literatura estrangeira e o Prémio Qué Leer para o melhor livro espanhol, distinção que também foi atribuída, em 2006, a “História do Rei Transparente”. “A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te” viria a ganhar o Prémio da Crítica de Madrid 2014.
Recebeu, já em 2017, e pelo conjunto da sua obra, o Prémio Nacional das Letras Espanholas, galardão que o júri fundamentou com a «sua longa trajetória no romance, jornalismo e ensaio».
Em 2022, “O Perigo de estar no meu Perfeito Juízo” foi considerado o Melhor Livro de Não Ficção pelo Grémio dos Livreiros.
Para saber mais, visite o site da autora: www.rosamontero.es.
PROGRAMAÇÃO: Lúcia Melo e Odete Correia
Leituras: Fernando Mota | Sinais de Cena