Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

LIVROS no MIRA_”Amor Cão e Outras Palavras que não Adestram” de Rosa Alice Branco

19 Jul, 2022

A próxima sessão de LIVROS no MIRA_ já tem data marcada para o dia 19 julho às 21h30 via LIVE e ZOOM. A proposta de leitura é “Amor Cão e Outras Palavras que não Adestram” de Rosa Alice Branco.
A AUTORA ESTARÁ PRESENTE NA CONVERSA.
A autora e a editora disponibilizaram alguns poemas para leitura que podem receber via email, registando em assunto Poemas Rosa Alice Branco para miraforum@miragalerias.net.
Programação de Lúcia Melo e Odete Correia.
.
SINOPSE
” Amor Cão e Outras Palavras que não Adestram”
Rosa Alice Branco
Amor Cão e Outras Palavras que não Adestram, publicado pela editora Assírio & Alvim, é o mais recente livro de Poesia de Rosa Alice Branco.
Neste livro, todos os poemas têm uma epígrafe de Konrad Lorenz, porque se estabelece com este um diálogo sobre o comportamento animal, nomeadamente o do cão. Está em causa a liberdade como imprescindível ao sentido da vida, questionada através da relação de predação, do exercício de poder do homem sobre os animais e outros membros da espécie humana, que se reflete também na necessidade de domesticação.
A violência dos grandes e pequenos predadores sobre as suas presas e a domesticação do cão, que se estende, paradoxalmente, a quem o domestica e às palavras, podem ser levadas a níveis muito acima do que as regras de convivialidade requerem.
A contraposição entre o comportamento da raça humana e do cão, evidencia a lealdade, a bondade e o afecto deste último. No entanto, entre o cão e o seu dono há também espaço para um amor benigno.
TRANSMISSÃO DIRETA
LIVE na página do facebook
ZOOM
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/84653989198
ID da reunião: 846 5398 9198
NOTA BIOGRÁFICA
Rosa Alice Branco é poeta, ensaísta, investigadora, tradutora e curadora cultural.
Com um PhD. em Filosofia Contemporânea, é pesquisadora nas áreas do NeuroDesign e da Estética, tendo 3 livros de ensaio publicados, um dos quais no Brasil. Tem 12 livros de poesia publicados em Portugal, incluindo a sua obra poética reunida Soletrar o Dia (2002). No estrangeiro, a autora tem livros de poemas publicados nos USA, em Itália, Brasil, Suíça, Luxemburgo, Québec, Tunísia, Espanha, Venezuela (obra reunida) e Córsega, além de poemas publicados em Revistas de quase todas as línguas.
O seu livro de poemas Cattle of the Lord, publicado nos USA, foi considerado um dos 12 melhores livros de Poesia de 2016. Depois de uma digressão com leituras e debates em várias universidades dos USA, em 2018 o seu livro de poemas Traçar um nome no coração do branco é publicado pela Assírio & Alvim, a mesma editora que, em 2022, lhe publica: Amor cão e outras palavras que não adestram.
É promotora cultural, tendo em mão vários projectos que se constituem sempre como pontes entre a Literatura e outras Artes, como “EM VOZ ALTA: palavras inquietas de”, na VIC //Aveiro Arts House e a concepção e curadoria de“A moda dos livros: desfile literário”, patrocinado pela Câmara Municipal de Aveiro.

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191