Espaço Mira
Mira Forum
Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Livros no MIRA“O regresso de Júlia Mann a Paraty” de Teolinda Gersão

14 Set, 2021

O livro que LIVROS no MIRA propõe para ser lido e conversado é a última obra de Teolinda Gersão
A autora estará presente no dia 14 de setembro.
Sinopse:
“O regresso de Júlia Mann a Paraty são três novelas que se entrecruzam, de modo surpreendente. Através de um conhecimento profundo da vida e da obra de personagens históricas, e respeitando a veracidade dos factos, a autora desvenda o mundo interior de todas elas, vívida e credivelmente ficcionado, numa narrativa fascinante que prende o leitor da primeira à última página”.
TRANSMISSÃO DIRETA
LIVE na página do Facebook
ZOOM _ Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/87607347102…
ID da reunião: 876 0734 7102
Senha de acesso: 150245
CRÍTICAS DE IMPRENSA
Na sua prosa sempre segura e clara, e muitas vezes subtil, Teolinda Gersão não se perde em malabarismo linguísticos (…). Com uma visão perspicaz, e um conhecimento sobre a psicanálise e a obra literária de Thomas Mann adquirido ao longo de muitos anos, consegue levar o leitor ao conhecimentos dos meandros da mente das personagens.
José Riço Direitinho, Público
O olhar de Gersão é, em simultâneo, social e íntimo, vê alguém e a sua condição e vê o que é alguém dentro da sua condição. Na prosa da autora, não há o caminho fácil da análise unilateral, antes uma procura dos abismos, dos motivos, do que ninguém assume.ObservadorPor trás do título aparentemente solar deste novo livro de Teolinda Gersão está uma dissecação primorosa das sombras totalitárias – sejam as do pensamento dominante, da arrogância autoral, da ideologia fascista, do preconceito colonialista, da máquina da guerra, da tirania familiar sobre mulheres e filhas e mães, da avaliação (branca) da cor da pele (mestiça, escura, indígena) e até as do primado da razão sobre as emoções.
Sílvia Souto Cunha, Visão
(Wook)
O que dizem os leitores
FREUD, THOMAS MANN E JÚLIA MANN NUM ROMANCE?Gil
Ismael Braga Monteiro
A obra de Teolinda Gersão assinala 40 anos de história. A contista brinda-nos com um romance magnífico em que se cruzam as histórias de Thomas Mann, Júlia Mann e Freud. Numa estrutura tripartida vão-nos guiando pela narrativa, levantando questões que são as questões de sempre: o Homem e os seus preconceitos, a sua arrogância, o seu gesto tirânico e, claro, mais importante ainda – as suas emoções.
TRÊS PESSOAS
Luis Jorge
Três histórias pelo preço de uma … em uma belíssima ideia. Numa escrita fácil, que é a mais difícil, numa narrativa simples e directa com a subtileza de um humor. Muito bom como muitos dos seus romances. Faz bem ler coisas assim com inteligência e o resto para lermos com prazer até ao fim, e mandarmos os amigos fazerem o mesmo. (Wook)

Rua de Miraflor, 155,
4300-334 Campanhã, Porto

terça a sábado,
15:00 às 19:00


miraforum@miragalerias.net
929 113 431 / 929 145 191